Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Stand up paddle: conheça o esporte e descubra como praticar

A- A+

O stand up paddle é uma modalidade de esporte ainda pouco conhecida, mas que tem ganhado espaço ao longo dos últimos anos, especialmente entre os aventureiros que adoram o contato com a água. Também conhecido pela sigla SUP, ele possui a vantagem de que exige pouco preparo e já permite autonomia desde as tentativas iniciais.

O que é o stand up paddle

Criado no Havaí, o stand up paddle é uma variação do surf, em que o praticante conta com uma prancha e tem o objetivo de ficar em pé. A principal diferença é o uso de um remo para se locomover, explica o advogado Dimitri Cristiano Behrend, idealizador do site Supsurf.

“No SUP,  a prancha é bem maior do que as de surf e não devem afundar na água com o peso do praticante, permitindo o deslocamento sobre a água com auxílio do remo“, diferencia ainda Behrend.

Desde 2013, o SUP conta com a Confederação Brasileira de Stand up Paddle, que regulamenta o esporte. Ao redor do mundo, também não faltam competições, sejam amadores ou profissionais. Em agosto, por exemplo, ocorre o Campeonato Brasileiro de Race, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Stand up paddle

Com uma prancha que oferece mais estabilidade, o SUP permite ficar em pé desde as primeiras tentativas. Foto: iStock, Getty Images

Modalidades de stand up paddle

Quando o mar está mais calmo e as ondas não favorecem, ele também representa uma alternativa para os surfistas treinarem, especialmente na modalidade wave, que une ainda mais os dois esportes. Além dele, há ainda outras três categorias: race, freestyle e rafting, cada uma com pranchas que sofrem pequenas alterações.

A race, como o próprio nome já sugere, propõe uma corrida entre os praticantes. No freestyle, o que vale é a variedade de manobras. Os movimentos são feitos apenas com o remo e a mobilidade do corpo. Por último, a modalidade rafting propõe o uso da prancha e do remo para descer corredeiras e adiciona ainda mais aventura ao esporte.

Como praticar o stand up paddle

Para quem deseja começar, a dica de Behrend é buscar uma escola especializada no stand up paddle, que possa dar todo o suporte inicial. Se essa não for uma opção, o principal cuidado deve ocorrer na hora de fazer a escolha do local para praticar. Os lagos pequenos, sem correnteza e mais rasos, são ideais para o início.
Se você pretende investir mais e comprar o seu próprio equipamento, Dimitri estima que o valor a ser desembolsado fique entre R$2 mil e R$8 mil, de acordo com a qualidade do produto adquirido e ainda se ela é nacional ou importada.
Uma das vantagens do esporte é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa, sem necessidade de preparo físico específico. Hoje em dia, com auxílio de uma prancha especial, até mesmo cadeirantes têm praticado o SUP, destaca Behrend.
O que não significa que não são necessários alguns cuidados. O colete salva-vidas, por exemplo, é fundamental até que você adquira mais segurança e conheça melhor os movimentos possíveis. Em dias de vento forte, tome cuidado para não se distanciar em excesso da margem do rio ou da orla da praia, pois pode ser difícil retornar.
> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para começar a praticar o stand up paddle? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular