Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Stagefright é nova vulnerabilidade de risco ao sistema Android

A- A+

Qual o tamanho da sua preocupação quanto à vulnerabilidade do seu smartphone? O quanto você acredita que o seu aparelho está exposto a falhas de segurança que colocam em risco os seus dados? Para usuários do sistema Android, uma recente descoberta acendeu o alerta.

A identificação do vírus Stagefright ocorreu em julho deste ano, através da companhia Zimperium, especialista em segurança para esse tipo de aparelho. É tida como a mais relevante entre as formas de vulnerabilidade, comuns aos dispositivos móveis.

Smartphones nada mais são do que computadores móveis. E vírus para computadores existem desde sempre”, lembra o doutor em Sistemas de Informação, Marcelo Azambuja.

A vulnerabilidade do seu celular deve preocupar sempre.

Novo vírus no Android deixa seu smarpthone sob total controle de um hacker. Foto: iStock, Getty Images

Vírus revela vulnerabilidade do Android

Considerado como a maior falha de segurança já registrada na história do Android, o Stagefright é um tipo de vírus enviado por mensagens aos telefones escolhidos pelos hackers.

A descoberta da Zimperium é de que, com essa vulnerabilidade, é possível instalar um código malicioso em seu telefone e permitir que outra pessoa controle e acesse todo o conteúdo que há nele, desde que o hacker tenha apenas o seu número de telefone.

“Se o seu celular for Android e se você tiver o azar de algum hacker querer enviar justamente para você uma mensagem com esse vírus, seu celular automaticamente estará sob controle do hacker. Ele terá acesso aos seus arquivos, câmera, microfone e todo o resto do seu telefone”, explica Azambuja.

Segundo ele, essa mensagem precisa ser do tipo multimídia (MMS), normalmente com algum vídeo anexado. Na prática, diz, essa é uma vulnerabilidade silenciosa. Você recebe uma mensagem de número de desconhecido, com um vídeo anexado, que é executado em segundo plano, sem que você saiba.

“É dentro do vídeo que o código malicioso vem escondido, instalando um vírus que abre o aparelho para controle e acesso externo”, diz.

A Stagefright é uma vulnerabilidade específica do Android, mas a ocorrência de falhas é comum em todos os sistemas. Azambuja conta que já existiram falhas idênticas ao Stagefright nos iPhones, por exemplo.

“Diariamente, alguém está pesquisando alguma vulnerabilidade nesses equipamentos. Mais cedo ou mais tarde, alguém descobre uma falha e, por maldade, ou diversão perversa, explora ela”, alerta.

Como se proteger da vulnerabilidade no Android

Conforme Azambuja, uma das maneiras de se proteger dos riscos causados por essa vulnerabilidade é alterando as configurações de mídia.

“Os aplicativos de mensagens do Android costumam rodar videos automaticamente. Uma possibilidade de evitar o risco é desabilitar em todos os aplicativos de mensagens a execução automática de vídeos”, diz o especialista.

Apesar de eficiente, a medida é desagradável para quem se mantém conectado e acessando conteúdo multimídia. Mas o especialista alerta que, para alguém com preocupação séria sobre outra pessoa invadir suas informações, essa é a solução mais segura no momento.

Quando você barra a execução do vídeo, diminui as chances de que aquele código malicioso que está contido no arquivo se instale no seu smartphone.

Os sistemas de antivírus até podem detectar o malware, mas nem sempre conseguem restaurar os danos, devido a sua profundidade.

Google busca soluções

A reparação da vulnerabilidade já está sendo executada pelos desenvolvedores. “A Google, fabricante do Android, tem enviado correções de sistema para diminuir esses riscos. Eu mesmo, por acaso, recebi a notificação de atualização do meu celular”, relata Azambuja.

Na atualização, a mensagem é explícita: a correção visa proteger o aparelho do Stagefright. “Nos resta torcer para que essa correção realmente funcione, pois alguns técnicos insistem que ainda não é perfeita”, diz.

A Zimperium divulgou no dia 10 de setembro o código, em inglês, que permite explorar a vulnerabilidade, para facilitar o desenvolvimento de soluções.

Você vai se interessar por:

Teste: Seu celular proporciona um pagamento seguro?

Veja como se proteger do roubo de celular

Seguro para smartphone: veja dicas para contratar

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.  Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Que tal proteger seu telefone da nova vulnerabilidade? Comente!

queda do dólar
vale a pena comprar celular top de linha
viajar para a China
viajar para a Tailândia
juros cobrados no cartão de crédito
smartphone com maior tela