Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

SPC e Serasa: veja como reorganizar suas finanças

A- A+

Ninguém quer ter o nome nas listas de restrições ao crédito do SPC e Serasa. As duas instituições oferecem aos comerciantes e instituições bancárias cadastros com uma relação de pessoas físicas inadimplentes. Estabelecimentos comerciais e bancos costumam fazer consultas a esses cadastros para evitar transtornos com maus pagadores.

Se seu nome está no SPC e Serasa, não há muito o que fazer a não ser pagar as dívidas para resolver a situação. A alternativa seria conviver com as restrições durante cinco anos, prazo estabelecido pelo Código Civil para prescrição de dívidas, caso o credor não tenha entrado com ação judicial durante o período. Se a Justiça tiver sido acionada, o direito de cobrar a dívida permanece até que a causa seja julgada.

Então, para evitar restrição ao crédito, o caminho mais indicado é reorganizar as finanças, renegociar e quitar as dívidas.

 

spc-serasa

Reorganizar finanças é o primeiro passo para sair do cadastro negativo. Foto: Shutterstock

 

SPC Serasa: diagnóstico das finanças

Segundo um levantamento feito pela Serasa, em novembro do ano passado, mais de 35 milhões de brasileiros estavam com dívidas superiores a 200 reais, vencidas há mais de 90 dias . De acordo com levantamento do SPC, a situação é mais grave, e mais de 50 milhões de CPFs estão cadastrados em algum tipo de serviço de proteção ao crédito, demonstrando as altas taxas de inadimplência no país.

“A expectativa para 2015 não é das melhores e as taxas de inadimplência e de nomes cadastrados no SPC e Serasa devem continuar altas”, afirma o educador financeiro Reinaldo Domingos.

“É preciso que o consumidor tenha consciência do erro e busque a educação financeira, mudando o comportamento em relação aos seus recursos financeiros”,Não adianta fugir das dívidas se sua intenção é limpar seu nome no SPC e Serasa.”, explica o educador.

De acordo com Domingos, antes de pagar as dívidas, o consumidor deve fazer um diagnóstico das finanças para saber quais são seus ganhos e para onde eles estão indo. “Somente assim será possível estudar uma diminuição de despesas ou até mesmo a eliminação delas”, avalia.

SPC Serasa: cortar gastos e renegociar dívidas

Cortar gastos, reduzir despesas e tentar renegociar as dívidas são as principais saídas para quem deseja limpar o nome no SPC e Serasa. “O planejamento e a avaliação de todos os gastos é um passo fundamental para reorganizar as finanças e sair do aperto financeiro”, aconselha Virene Matesco, professora de economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a professora, mudar os maus hábitos financeiros é um bom começo, mas não resolve a situação. “É preciso fazer uma estratégia para quitar os débitos”, indica.

A renegociação das dívidas é uma dessas estratégias. “Essa renegociação pode livrar o consumidor do pagamento de juros e multas, o que facilita o pagamento do débito”, explica Virene. “Ela é fundamental em caso de dívidas com cheque especial e cartões de crédito.”

Após o pagamento da primeira parcela da renegociação da dívida o nome do consumidor já deve ser retirado do cadastro do SPC e Serasa. Isso acontece porque a renegociação significa a extinção da dívida antiga e a criação de uma nova.

Uma vez que o nome do consumidor volte a ficar limpo, é necessário e aconselhável que ele evite novas dívidas para que a situação não se repita e seu nome não volte aos cadastros do SPC e Serasa.

Monitore seu CPF

Em parceria com a Serasa Experian, a Vivo oferece um serviço que permite que seus clientes recebam notificações via SMS sempre que:

  1. Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  2. Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  3. Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

Além disso, você ainda recebe dicas para se prevenir contra fraudes de identidade e tem acesso a uma exclusiva área logada com um relatório completo sobre a situação do seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para reorganizar suas finanças? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns