Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Spam, scam e phishing: saiba como se prevenir de mensagens falsas

A- A+

A internet facilitou diversas ações, como troca de mensagens e compras. Mas junto com as facilidades da web, o usuário deve ter atenção com a segurança da navegação. Golpes como o phishing, o scam e as mensagens indesejadas conhecidas como spam estão entre as mais comuns no mundo virtual.

O phishing é um golpe com o objetivo de pescar informações e dados do usuário por meio de mensagens falsas. Os criminosos costumam se aproveitar de conversas falsas em sites e aplicativos de mensagens, incentivando o internauta a clicar em links maliciosos. Ao fazer o usuário entrar em páginas falsas, conseguem logins, senhas e dados de contas bancárias e de cartões de crédito.

phishing

O golpe acontece incentivando o internauta a clicar em links maliciosos. Foto: iStock, by Getty Images

 

O scam é um golpe com a finalidade de obter alguma vantagem financeira sobre o usuário. Na modalidade, que normalmente ocorre por e-mail ou mensagens em sites de relacionamento, o internauta é induzido a mandar dinheiro em troca de alguma promessa tentadora.  Já o spam refere-se aos e-mails não solicitados recebidos pelo usuário em sua conta, normalmente uma mensagem enviada para um grande número de pessoas.

Mais atenção para evitar o phishing

Manter os softwares de defesa do computador atualizados é uma dica básica para ampliar a segurança na navegação. Mas, além disso, para evitar golpes como o phishing e o scam o usuário deve ter alguns cuidados básicos. O Google fornece dicas que são muito úteis para segurança na internet:

1) Não responda se você receber um e-mail suspeito, mensagem instantânea ou página da web pedindo suas informações pessoais ou financeiras.

2) Nunca digite sua senha se você chegou a um site através de um link em um e-mail ou bate-papo que você não confia. Sempre desconfie de qualquer mensagem ou site que peça suas informações pessoais, ou mensagens que se referem a uma página da web desconhecida pedindo detalhes como nome de usuário, senhas e números de contas bancárias e de cartões de crédito.

3) Não envie sua senha por e-mail e não a compartilhe com outros. Senhas são a chave para suas contas e serviços on-line, tome bastante cuidado.

4) Preste muita atenção quando for solicitado a fazer login on-line. Verifique se há sinais sobre sua conexão com o site.

Suporte 24 horas

Usuários que possuem pouca intimidade com a tecnologia ou gostam da segurança de um suporte técnico sempre disponível podem contratar serviços que contam com especialistas para tirar dúvidas sobre computador e ajudar com instalações, configurações e o que mais precisar, 24 horas por dia.

A Vivo oferece serviço de Suporte à Informática que, além do técnico, garante a segurança do computador com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas para evitar phishing? Deixe seu comentário.

memória ou processador
celular 2g 3g ou 4g
comprar um notebook barato
EliteBook 1030
roteadores wifi potentes
quanto custa fazer um aplicativo