Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sonho realizado: como planejar seu orçamento para atingir objetivos

A- A+

Fazer uma viagem internacional, comprar um carro ou até mesmo iniciar um novo curso no exterior. Esses são desejos comuns, mas nem sempre as finanças ajudam a ver o sonho realizado em um horizonte próximo. No entanto, não é preciso esquecer e guardar o projeto em uma gaveta.

Com alguns cuidados, principalmente no orçamento, é possível atingir a sua meta, talvez mais rápido do que você imagina. Confira os principais passos para anotar e seguir no seu dia a dia.

sonho realizado

A viagem dos seus sonhos pode não estar tão distante assim. Foto: iStock, Getty Images

Planeje e fique mais próximo de ter o seu sonho realizado

O primeiro passo, como não poderia ser diferente, é determinar qual é o sonho que você pretende realizar. Faça uma lista de todos os seus objetivos financeiros. Pergunte-se por que essas metas são prioridades, como você pretende atingi-las e quão rápido precisa ver resultados.

Com isso em mente, é hora de conhecer os detalhes do seu orçamento. Antes de qualquer coisa, identifique o volume de dinheiro que entra em sua conta mensalmente, excluindo o que você precisa pagar antes de o salário entrar em sua conta (impostos e outros tipos de deduções).

“Sem saber exatamente para o dinheiro está indo, é impossível tomar decisões de consumo mais inteligentes. Ao conhecer bem a realidade financeira da própria família, fica mais fácil equilibrar necessidades, desejos de consumo e investimentos para o futuro”, ensina o educador financeiro Conrado Navarro.

A melhor forma de organizar os gastos e conseguir poupar é fazer uso de planilhas. Disponíveis na internet em diversos modelos, elas são indicadas por Navarro para que você não seja surpreendido com gastos não esperados. Porém, não basta criar planilhas, é preciso analisá-las.

Enquanto despesas com o aluguel, por exemplo, não costumam sofrer variações e são essenciais, os números anotados podem revelar gastos que podem ser cortados. Por exemplo, você pode decidir gastar menos em roupas por mês para conseguir guardar o dinheiro para comprar uma TV.

O cuidado na hora de ir ao supermercado também pode ajudar. Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira do Consumidor (ABC) com famílias da zona norte de São Paulo, os gastos com alimentos que estragam ou vão fora totaliza o valor de R$625 ao longo de um ano.

Saiba de quanto tempo você precisa para ter seu sonho realizado

Mais do que poupar, é preciso saber qual é o valor necessário para chegar até a realização do seu sonho. Estimar preços, porcentagens e taxas, no entanto, nem sempre é tarefa fácil. Por isso, uma dica é utilizar o simulador de sonhos do Proteste, associação civil de defesa do consumidor. Ao inserir alguns dados básicos sobre os seus objetivos financeiros e de compra, a página calcula uma estimativa de quanto você precisa economizar ou mesmo quanto tempo deve demorar para que a meta seja cumprida.

Com a indicação da quantia de dinheiro que precisa ser poupada, é preciso garantir o controle das economias. Abrir uma conta poupança é uma solução interessante, que permite o acompanhamento de sua situação mensalmente e, ainda, um pequeno ganho com os juros. Segundo Navarro, a maior indicação desse tipo de conta é, justamente, para quem tem como objetivo economizar para períodos e datas determinadas.

Conta pré-paga

Quer outra saída? Então conheça o Vivo Zuum. Trata-se de uma conta pré-paga que funciona via celular. Suas funções são semelhantes a de uma conta corrente, em que o usuário pode transferir e receber dinheiro, recarregar o celular e fazer compras. O serviço ainda permite que o cliente tenha um cartão para saque em caixas eletrônicos e é isento de anuidade. A diferença é que você só recarrega o quanto quiser e não fica negativo quando o dinheiro acabar.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
queda do dólar
como abrir uma academia de ginástica