Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Smartphone antigo, mas útil: 11 funções para seu velho companheiro

A- A+

Não é à toa que ele é smart e não apenas phone: depois que você deixa de usar a função telefone, existem ainda muitas utilidades para seu aparelho de celular. As novas funções do smartphone antigo podem ser ativadas graças a uma série de aplicativos, especialmente para modelos com o sistema operacional Android.

Pessoa usando um smartphone antigo.

Seu smartphone antigo tem muito mais utilidades e funções do que você pensa. Foto: iStock, Getty Images

Como reaproveitar seu smarphone antigo

Dificilmente você ultrapassa a marca de um ano e meio ou dois com o mesmo aparelho, não é mesmo? Pois ao invés de acumular lixo eletrônico, saiba que há funções alternativas para ele. Confira 11 delas:

1. Engana-ladrão

Algumas funções são bem básicas e nem precisam de aplicativo. Um exemplo é a função engana-ladrão. Leve o celular antigo com você e, em caso de assalto, entregue esse em vez do novo.

2. HD externo

Outra função que não precisa de nada que o celular já não tenha é utilizá-lo como HD externo. Assim, você não sobrecarrega o novo com arquivos que já têm no antigo e só transfere se precisar, utilizando bluetooth ou wi-fi.

3. Scanner

Você também pode aproveitar seu smartphone como scanner. Se desejar deixar seu celular exclusivamente com a finalidade de criar cópias digitais, pode contar com o app Smart Doc Scanner ou Office Lens.

4. Gravador

Seu smartphone pode ser utilizado exclusivamente como gravador. Para tanto você pode contar com apps para esse fim, como o Gravador de Voz Avançado.

5. Leitor de texto

Aproveite seu smartphone como um leitor de texto como o Voxdox, que facilita sua vida caso esteja fazendo outra atividade. Assim, você continua informado enquanto “lê”. É um ótimo recurso para acessibilidade.

6. Porta-retrato digital

Se você curte aqueles porta-retratos digitais e não quer pagar por um específico, também pode utilizar o seu smartphone com um app de photo frame, como o Photo Slides ou o Dayframe.

7. Babá eletrônica

Você pode transformar seu smartphone antigo em babá eletrônica utilizando apps como Dormi Baby.

8. Segurança

Existem ainda alternativas ligadas a utilidades do lar, como segurança da casa com wi-fi de vigilância Web Of Cam.

9. GPS

Você ainda pode deixar seu celular dedicado a apps de GPS, instalando aplicativos como o Maps ou o Waze e conectar ao seu smartphone atual, ativando o ponto de acesso no carro.

10. Jogos e brincadeiras para crianças

Existem ainda opções como a instalação de jogos e apps educativos para crianças, que assim vão deixar seu smartphone “oficial” em paz e ainda se divertir, aprendendo com jogos e quebra-cabeças de animais, jogos de raciocínio e até aprender inglês.

11. Livro de receitas

Você ainda pode transformar seu smartphone antigo em seu livro de receitas tecnológico, instalando até mesmo clássicos da cozinha, como o app da Dona Benta ou agradar os amigos com Receitas de Boteco. Opções é que não faltam, você é quem escolhe!

Que tal doar seu smartphone antigo?

Se preferir, você também pode doar seu smartphone antigo para entidades que aproveitam seu aparelho para alguma das funcionalidades citadas em diversas instituições, especialmente para utilização com públicos específicos ou com necessidades especiais. Como vê, sobram possibilidades e até o lixo tem que ser reciclável.

Você vai se interessar por:

Segurança para os seus bens

Seja novo ou seja antigo, é sempre bom proteger seu smartphone, não é mesmo? A melhor maneira de garantir isso é por meio de um seguro. Com o Seguro Proteção Urbana – Bolsa Protegida, você recebe uma indenização para o seu acessório e para os objetos nele contido, em caso de roubo ou furto qualificado. Nessa categoria, estão incluídas bolsas femininas, maletas, pastas ou mochilas. Você ainda conta com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você deu outra função para seu smartphone antigo? Comente!

Pokémon Go
feiras de trocas
como abrir uma empresa de coleta de lixo
como abrir uma empresa de reciclagem
quais são as vantagens das lâmpadas incandescentes
como evitar o desperdício de alimentos