Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Site de descontos: entenda como economizar com cupons

A- A+

Prática já consolidada nos Estados Unidos, o uso de cupons de descontos nas compras está começando a ganhar forma no Brasil. Em 2014, foram 50 milhões de usuários ativos em sites de descontos no país, segundo relatório da E-bit. Essa procura, além de movimentar a economia, facilita as condições das compras online para os consumidores.

Como funciona um site de descontos

O comércio online no Brasil faturou cerca de R$ 38 milhões no ano que passou, conforme a E-bit. O aumento na quantidade de ofertas e na relação de confiança do consumidor com a internet podem ter relação com esse crescimento. Uma pesquisa do SPC Brasil mostra que 49% dos consumidores optam pela compra online e confiam nas marcas e nos sites.

site-de-desconto

Os descontos facilitam as condições das compras online para os consumidores. Foto: iStock, by Getty Images

Essa aproximação dos economicamente ativos com a internet criou uma base mais sólida para que os empreendedores pudessem testar novas práticas de venda com o público brasileiro. Segundo Guilherme Gavioli, editor do blog E-commerce News, os sites de compra coletiva já haviam se firmado no Brasil desde 2008, mas não davam as mesmas vantagens de um site de descontos.

A relação de parceria entre a empresa que fornece os serviços e o site de descontos é a mesma que acontece nas páginas de compras coletivas. A grande diferença é a forma como as vantagens são concedidas ao consumidor final. Em uma compra coletiva, você recebe descontos em um determinado produto, escolhido pela empresa.

Em um site de descontos, não. Você compra um cupom que lhe concede uma porcentagem que será debitada do valor final da sua compra. A partir disso, você tem a liberdade de escolher como e em que produtos irá utilizar o seu desconto. É uma relação mais livre entre empresa e consumidor, já que não restringe o objeto de compra.

Quando você compra um cupom em um site de descontos – resgata uma oferta – você recebe um código de letras e números, com um prazo de validade determinado pela empresa que concedeu o desconto. Na hora de realizar a compra na página da loja escolhida, basta que você digite este código no espaço pré-determinado. O site calcula automaticamente o valor do desconto.

Para o economista Israel Salmen, os cupons permitem que os consumidores realizem compras que, antes, não se encaixariam em seu orçamento. Além disso, ao conseguir o desconto, os clientes têm uma sensação de satisfação que lhes impulsiona a finalizar o processo.

Site de descontos: faça a escolha certa

Para conseguir compras realmente vantajosas, é importante que você tenha cuidado ao escolher os cupons e as lojas em que comprará. O ideal é optar por estabelecimentos que ofereçam variedade de produtos e, também, por produtos dos quais você precisa. Apesar do desconto, o gasto desnecessário ainda é um peso para o seu bolso.

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular