Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Site da Cedae permite ao cliente realizar uma série de serviços

A- A+

Se você mora no Rio de Janeiro, sabe que os serviços relacionados à água e esgoto ficam a cargo da Companhia Estadual de Água e Esgotos (Cedae). O órgão é responsável pela captação, tratamento, adução e distribuição das redes de águas na maioria dos municípios fluminenses.

Além disso, atua na coleta, transportes, tratamento e destino final dos esgotos gerados nos municípios conveniados. Mas você sabe explorar o site da Cedae, utilizando os produtos e serviços online? É importante ficar por dentro das facilidades para resolver suas demandas sem precisar sair de casa.

Unidade da Cedae de Tratamento de Água de Rosa Machado

Tratamento de água e de esgoto está entre as atribuições da Cedae no Rio de Janeiro. Foto: Marcelo Horn

Serviços online da Cedae

No site da Cedae, há um menu à direita com uma série de serviços destinados ao cidadão. Alguns deles podem ser selecionados no campo onde há uma seta com a barra de rolagem, enquanto outros possuem ícones específicos logo abaixo, para que o usuário clique diretamente sobre eles.

Esse é o caso da segunda via da conta de água. Para conseguir gerar um novo boleto, basta clicar sobre o ícone 2ª Via, tendo em mãos o número de sua matrícula, seu e-mail de contato e seu CPF ou CNPJ. Com esses dados, o sistema irá gerar o documento de forma automática.

A página da entidade também fornece certidões negativas, endereços das agências de atendimento e informações como estrutura tarifária, tarifa por localidade e a opção Conheça sua Conta. Esses dados são gerados em um arquivo com a extensão PDF, contendo todas as informações detalhadas.

No campo onde se pode selecionar os serviços, é possível informar corte indevido, falta de água, hidrômetro parado e hidrômetro sem leitura. Também pode solicitar corte, reposição de tampão e providenciar reparo de selo violado, serviço mal finalizado, substituição de registro, vazamento de água, vazamento de esgoto, vazamento de hidrante e religação de água.

Um ponto interessante é que também é possível fazer denúncias online sobre desperdício de água, instalação irregular de bomba, invasão de imóveis da Cedae, ligação irregular de água, ligação irregular de esgoto e violação de corte.

Além de todo esse rol de serviços, o site ainda traz informações gerais sobre a Cedae, como dicas para visita às estações de tratamento, notícias sobre a qualidade da água, textos que abordam a crise hídrica e as maneiras de se prevenir, balanços e histórico da companhia.

Um alerta à crise hídrica

A preocupação da Cedae com o abastecimento de água não aparece somente no seu site. Como alerta à necessidade de evitar o desperdício, a companhia preparou uma exposição no seu laboratório de hidrômetros.

No espaço, foi apresentado um módulo utilizando hidrômetros individuais para identificar a água desperdiçada em torneiras, sanitários e chuveiros. O custo financeiro e ambiental de um aparentemente simples gotejamento foi destacado.

Conforme informações da Caeda, o pinga-pinga da torneira, por exemplo, resulta em uma perda de 36 litros de água por dia. Em um mês, isso representa 1.080 litros – quantidade suficiente para abastecer por dois dias uma casa com quatro pessoas.

Mas o desperdício maior é no chuveiro. Um banho de 10 minutos gasta 100 litros. Dois banhos por dia geram um consumo de 6.000 litros no mês – o que impacta em 51% na conta.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você quer pagar as contas de uma forma prática e dentro do seu limite financeiro, o Vivo Zuum é uma excelente opção. Trata-se de uma conta corrente inteiramente gerenciável por celular, que permite o pagamento de boletos, transferências e recargas de celular. Se preferir adquirir o Cartão Vivo Zuum, você ainda pode fazer saques e compras no débito.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou de conhecer os serviços online da Cedae? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria