Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sistema Registrato: saiba o que é e como utilizar

A- A+

O Banco Central oferece à população, desde o ano passado, o Sistema Registrato. A ferramenta ainda é conhecida por poucos, mas pode ser útil na hora de controlar seu relacionamento com os bancos e até mesmo obter condições melhores de crédito junto às instituições financeiras.

O que é o Sistema Registrato

O Sistema Registrato funciona como um extrato de informações registradas pelo Banco Central. O economista e professor da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Alfredo Meneghetti, explica que ele é como uma ficha bancária, que mostra todos os bancos com que você tem alguma espécie de relacionamento.

Além disso, oferece informações sobre os empréstimos que você mantém junto às instituições financeiras. Para o presidente da Luca Contas, Arthur Jardim Nogueira Borges, com esses dados em mãos, fica mais fácil negociar condições e benefícios. Afinal, é possível comprovar, de modo simples, a sua situação financeira.

O Sistema Regstrato é acessado através da internet e permite que você verifique seu relacionamento com os bancos. Foto; iStock, Getty Images

O Sistema Regstrato é acessado pela internet e permite que você verifique seu relacionamento com os bancos. Foto; iStock, Getty Images

Como funciona o Sistema Registrato

As informações disponibilizadas no Sistema Registrato são recolhidas a partir do Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS) e do Sistema de Informações de Crédito (SCR). No caso do CCS, é possível descobrir quais são os bancos em que o cliente possui conta corrente, poupança e empréstimos e ainda as datas de início e fim de relacionamento com as instituições.

Por outro lado, o cadastro não fornece dados relativos a valores de movimentação financeira ou de saldo em contas e investimentos. O sigilo bancário é garantido pelo Banco Central e os bancos não tem acesso aos dados. Além do cidadão, apenas o Poder Judiciário, as Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e as autoridades, quando legitimadas, podem solicitar as informações

Já o SCR reúne os números relacionados à empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito, desde que o valor seja maior que R$1 mil. São registrados tanto os valores de dívidas a vencer quanto daquelas que já estão em atraso.

O acesso ao Sistema Registrato está disponível a partir de três modalidades: para clientes bancários que usam o internet banking, para aqueles que não usam e ainda para quem possui certificado digital. A escolha pode ser feita através do site do Banco Central, que orienta todo o procedimento.

Conta corrente sem complicação

Quer mais um recurso para controlar o seu dinheiro? Conheça o Vivo Zuum, uma conta corrente que funciona no seu celular e facilita os pagamentos, as compras e os saques. Tudo isso sem necessidade de comprovar renda. Com ele você pode:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados  a Master Card.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para utilizar o Sistema Registrato? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet