Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sistema de cobrança em ônibus de Curitiba aceitará cartão

A- A+

Pioneira no uso de um sistema de cobrança eletrônico em ônibus, Curitiba ficará ainda mais tecnológica até o final deste ano. Um projeto da Metrocard, empresa que atua no transporte público na região metropolitana, prevê a possibilidade de pagar as passagens com cartão de crédito.

Curitiba tem sistema de cobrança eletrônica nos ônibus

Ônibus na capital paranaense já contam com sistema de bilhetagem eletrônica. Foto: iStock, Getty Images

Novidade no sistema de cobrança

A fusão entre bilhetagem eletrônica e um sistema de cobrança com créditos pré-pagos já havia feito da Metrocard e do transporte público de Curitiba pioneiros na América Latina na criação de um modelo tecnológico e eficiente.

Desde o último trimestre de 2015, os usuários de ônibus na capital paranaense contam com um cartão de crédito pré-pago exclusivo do serviço.

A criação da ferramenta, com bandeira Mastercard e aceitação em lojas e redes de supermercados, é uma prévia do que a Associação das Empresas do Transporte Público da Região Metropolitana de Curitiba pretende implantar até o final de 2016. Um sistema de cobrança semelhante ao executado em Londres vai chegar ao Brasil.

Segundo a Metrocard, o modelo, que funciona com excelência nos ônibus ingleses, deve ser implantado durante o segundo semestre e irá permitir que os passageiros utilizem cartões de crédito de qualquer bandeira para pagar a tarifa no ônibus.

“O próximo passo será a possibilidade de uso de cartões de crédito com tecnologia EMV para efetuar o pagamento da bilhetagem nos validadores dos nossos ônibus. Trata-se de mais um projeto inovador”, exalta o presidente da Metrocard, Lessandro Zem.

Um só cartão, várias funções

A proposta nasceu da parceria com diversas empresas, entre elas a Transdata Smart, uma das principais no desenvolvimento de soluções em ITS (Sistema de Transporte Inteligente) no setor de mobilidade urbana.

A integração de funções variadas em uma única mídia física é destacada como vantajosa por Devanir Magrini, diretor comercial da empresa. Para ele, a possibilidade de pagar, com um só cartão, o transporte público e outros gastos, como compras no supermercado e em lojas, facilita a vida do usuário.

Além de tornar mais prático o processo de pagamento, o novo sistema de cobrança pode deixar o usuário mais seguro, diminuindo a circulação de dinheiro.

Será o fim do dinheiro vivo?

A crescente implantação de sistemas de cobrança eletrônica em diferentes setores no Brasil é um indicativo de que o uso do dinheiro vivo perde espaço. Ao expor o usuário a maior risco de assaltos, a moeda física parece estar com os dias contados.

No Brasil, o uso do cartão de crédito cresceu 108,3% entre 2010 e 2015, segundo levantamento do Instituto Assaf, com base em dados do Banco Central.

Além disso, projetos como o de Curitiba parecem estar dando conta da mudança. Em Jundiaí, os passageiros de algumas linhas de ônibus já usam o chamado dinheiro de plástico para pagar a tarifa.

Já em Ribeirão Preto, o uso de dinheiro para o pagamento de passagem de ônibus foi abolido em 2014, utilizando apenas um sistema de bilhetagem eletrônica.

Em Goiânia, por sua vez, onde o dinheiro ainda é aceito, a criação de um aplicativo para a recarga do cartão pré-pago deu início ao processo de mudança no sistema de cobrança.

Você vai se interessar por:

Segurança e comodidade ao pagar

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou da novidade no sistema de cobrança em Curitiba? Compartilhe o artigo!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito