Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sim, é possível ter um casamento simples e bonito. Veja como

A- A+

As festas de casamento voltaram à moda há algum tempo, mas tendem a ficar menos luxuosas. Com a inflação prevista em 9,12% para este ano, os preços já estão subindo, e os noivos começam a cortar gastos, dando preferência a um casamento simples e bonito.

A organizadora de eventos Bruna Silvestri, da empresa paulista It Assessoria, revela que ainda não percebeu uma diminuição no número de casais que a procuram, mas observou redução de verba. “Os noivos estão mais cuidadosos na hora de selecionar os fornecedores, buscando não somente a opção ‘do momento’, mas aquela que cabe no bolso”, avalia a empresária.

Casamento simples e bonito: veja por onde começar

Se não dá para fazer um casamento de princesa (sonho de 99,9% das noivas), a dica é ser realista. Quem tem vontade de fazer uma cerimônia dificilmente vai abrir mão disso. Mas é possível fazer um casamento simples e bonito, sem se endividar. Veja abaixo os principais pontos que podem ser revistos para alcançar esse objetivo.

seudinheiro-casamento-simples-e-bonito

Decoração deve se adequar ao perfil dos noivos. Foto: iStock, Getty Images

Lista de convidados

Bruna percebeu que, ultimamente, os noivos estão mais seletivos em relação à lista de convidados. “No atual cenário econômico, não faz mais sentido convidar aquela pessoa que o casal não tem tanto contato ou aquele amigo dos pais que normalmente os noivos nem conhecem”, aponta.

Mudança de fornecedores

Com a retração da economia, o fornecedor da moda, que costuma ser também o mais caro, não tem mais o mesmo peso que tinha antes. Para fazer um casamento simples e bonito, uma, por exemplo, para a mesa de doces, é mesclar uma parte das iguarias de uma empresa mais conhecida com outra mais em conta. “Esse mix é importante para equilibrar os gastos e ficar dentro da verba”, sustenta Bruna.

Você vai se interessar por:
3 tipos de festas de casamento para você escolher
Saiba como funciona a comunhão parcial de bens no casamento
Sem imprevistos: Aprenda como organizar um casamento

Adequação do orçamento

Outro segredo para conseguir fazer um casamento simples e bonito é falar abertamente sobre seu orçamento com o organizador. A It Assessoria, por exemplo, não trabalha com pacotes fechados. “Consideramos que é melhor flexibilizarmos e nos enquadramos a cada perfil de noivos. Na primeira reunião já buscamos saber exatamente o que eles querem”, explica.

Flexibilização

O segredo para realizar um casamento simples e bonito, que fique do seu agrado, é ser flexível. Conforme Bruna, isso inclui ouvir os fornecedores e saber negociar muito bem. “Escolhendo o fornecedor certo você consegue ótimas opções com preços competitivos”, ensina.

Contramão da moda

Outro conselho da empresária é não seguir tanto a moda. “A tendência serve para você se inspirar”, sustenta. Também é importantíssimo selecionar os convidados. “O que conta numa festa não é a quantidade e, sim a qualidade.” No intuito de reduzir gastos e fazer um casamento simples e bonito, o ‘mini wedding’ ganhou força no Brasil. Além de mais em conta, é super charmoso.

Você tem uma boa dica para organizar um casamento simples e bonito? Deixe seu comentário.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple