Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Siga um manual de segurança para proteger seu notebook de ameças virtuais

A- A+

Usar um notebook oferece muitas vantagens, como a comodidade e a praticidade de poder levá-lo para qualquer lugar. Porém, a mobilidade também cobra seu preço e ele afeta a segurança, principalmente quando conectado a uma rede wi-fi aberta, em ambientes públicos. Quer aumentar sua proteção? Siga as dicas do nosso manual de segurança.

Você vai perceber que, com medidas simples, evita deixar informações importantes expostas e mantém à distância as principais ameaças de pragas virtuais.

Jovem adota manual de segurança

Exposição é maior quando você utiliza seu aparelho em ambientes públicos. Foto: iStock, Getty Images

Manual de segurança do notebook

Confira quatro dicas que não podem ser ignoradas se você quer proteger seus dados e eliminar possíveis vulnerabilidades.

1. Cuidado com rede wi-fi aberta

Um dos principais cuidados está relacionado à rede wi-fi na qual irá se conectar. Você pode ser enganado e acessar uma rede falsa, fazendo login em um servidor malicioso. Geralmente, esse tipo de tática é usada para roubas informações pessoais, como senhas e dados bancários.

Mesmo que um local de confiança ofereça uma rede gratuita, tenha cuidado com o que irá acessar. Redes abertas costumam espalhar vírus com mais facilidade.

2. Utilize senhas

Outra regra básica do manual de segurança é usar uma senha para bloquear o notebook. Mesmo que você não compartilhe o computador com outras pessoas, isso garante que, caso precise se afastar, ninguém conseguirá acessar informações sem autorização.

Para definir a senha, escolha uma combinação difícil, preferencialmente com números, letras e até mesmo símbolos.

3. Instale uma VPN

A sigla quer dizer “Rede Virtual Privada”, e funciona criando uma rede entre computadores e outros dispositivos com acesso restrito apenas para quem possui credenciais pré-estabelecidas. Instalando uma VPN, você previne que invasores interceptem o tráfego de dados entre notebook e servidores remotos, protegendo suas informações.

4. Evite compartilhar pastas

Compartilhar diretórios em rede permite que qualquer notebook conectado ao mesmo wi-fi tenha acesso às pastas. Por isso, outra dica é ter cuidado para deixar esse recurso desabilitado e evitar possíveis invasores.

Você vai se interessar por:

Outros cuidados em locais públicos

Além das ameaças virtuais, usar o notebook em espaços públicos também pode chamar a atenção de criminosos e aumentar os riscos de ter seu aparelho roubado, talvez até com o uso de violência.

Para evitar esse tipo de ocorrência, a principal dica é cuidar com a forma que irá transportar o aparelho. Evite carregá-lo apenas com uma capa ou em pastas de mão. Utilize uma mochila que tenha alguma trava, ou proteção no zíper, evitando que alguém possa abri-la facilmente.

O local onde você irá utilizar o notebook também deve oferecer alguma proteção. Não arrisque usando-o em lugares públicos ao ar livre, por exemplo.

Outra dica que pode estar no seu manual de segurança é, sempre que ficar na dúvida se o local é mesmo seguro, levar os dados necessários em um pendrive, evitando carregar o computador.

 

O que achou das dicas? Que tal adotá-las e criar seu próprio manual de segurança? Se o artigo foi útil para você, compartilhe e deixe um comentário!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple