Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Siga dicas e veja o equilíbrio financeiro ao seu alcance

A- A+

Quando as despesas tendem a superar seus rendimentos, pode parecer difícil encontar uma solução. Mas não é preciso ganhar na loteria para conseguir o equilíbrio financeiro. Esse é um bem que você pode fazer à própria saúde e ao bolso, já que conviver com dívidas leva ao adoecimento nesses dois campos.

Ainda que esse equilíbrio dependa só de você e não seja difícil de ser alcançado, poucos são aqueles que obtêm êxito nesse desafio. Conforme o consultor em finanças pessoais Altemir Farinhas, 8 entre cada 10 brasileiros não praticam o controle dos gastos, o que explica, em parte, o percentual de 62% de brasileiros endividados.

O índice consta na Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e é relativo ao mês de junho.

Controlar os impulsos é o segredo do equilíbrio financeiro.

Gastar o dinheiro antes mesmo de recebê-lo é um dos erros principais. Foto: iStock, Getty Images

Afinal, o que é equilíbrio financeiro?

Na visão de Farinhas, equilíbrio financeiro é contar com recursos suficientes para cobrir todas as suas despesas. Ter a casa própria e não dever nada para ninguém, com investimentos mensais que possibilitem a realização de sonhos, como viagem de férias, trocar o carro, educação dos filhos, aposentadoria, entre outros.

Para ele, o ponto de partida para alcançar esse objetivo é a busca por novos hábitos. “É preciso falar menos e agir mais. Aprenda a dizer ‘não’ para si e para seus desejos. Afinal, nossos desejos são infinitos, mas nosso salário é finito”, sustenta.

Outro hábito a ser adotado é um controle rígido dos números, pois não se deve gastar mais do que se ganha. “Cartão de crédito e cheque especial não podem ser incorporados ao salário e devem ser usados com sabedoria”, ensina.

3 dicas para o seu equilíbrio financeiro

Quer ver como é fácil? Confira – e siga – as três dicas a seguir e veja sua vida financeira se transformar de forma positiva. O equilíbrio está ao seu alcance.

1. Mantenha o que conquistou

Segundo Farinhas, para manter a sensação de alívio trazida pelo equilíbrio financeiro, a dica é controlar os impulsos. “Não se deve fazer mais nada sem antes colocar as contas na ponta do lápis”, sugere.

Por isso, é importante manter seu planejamento financeiro familiar, fazendo pelo menos uma reunião por mês com a família. E isso envolve todos aqueles que moram com você.

2. Faça uma reserva financeira

A reserva financeira é, segundo o especialista, um travesseiro que proporciona uma boa noite de sono. É ideal contar com um lastro que garanta pelo menos seis meses de salário, que é o tempo médio para se procurar e conseguir um novo emprego.

Entretanto, uma reserva maior é excelente e ajuda nos gastos ocultos, aqueles que aparecem quando menos se espera, como doença, eletrodoméstico que estraga, convites para casamento ou aniversários.

3. Evite os principais erros na gestão das finanças

Altemir Farinhas lista os principais erros no controle financeiro, por ordem de gravidade. Para evitá-los, é preciso conversar sobre eles, reconhecer o que se faz e não se faz. Algumas coisas ficam sob sua responsabilidade. Para outras, você conta com a colaboração da família.

– Não ter controle dos gastos

– Parcelamento de compras

– Falta de planejamento financeiro familiar

– Não conversar sobre as finanças em família

– Não fazer orçamento antes de comprar

– Gastar dinheiro antes de receber.

Você vai se interessar por:

Confira 5 dicas para melhorar seu planejamento financeiro familiar

Investir ou poupar: veja dicas para administrar as finanças

Especialista recomenda 5 bons livros sobre finanças pessoais

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Pronto para alcançar o equilíbrio financeiro? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças