Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sexto lote da restituição de Imposto de Renda liberado em novembro

A- A+

Já conferiu se o seu nome está entre os beneficiários do sexto lote da restituição de Imposto de Renda? Liberado para depósito no próximo dia 16, ele é o penúltimo dos sete regulares liberados pela Receita Federal.

Consulta à restituição de Imposto de Renda

Você pode conferir se o seu nome está no lote da restituição de Imposto de Renda de três maneiras. Pela internet, através do site da Receita Federal, pelo telefone no número 146 e nos seus dispositivos móveis, no aplicativo disponível nos sistemas Android e iOS.

Vale lembrar que o resgate da restituição não precisa ser feito imediatamente, uma vez que ela fica disponível durante um ano. Passado essa data, o requerimento pode ser feito por meio do formulário eletrônico.

Você pode estar no sexto lote de restituição de Imposto de Renda.

Quem não está no lote 6 da restituição terá só mais uma chance no ano para receber. Foto: iStock, Getty Images

solicitação também pode ser feita no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), na página da Receita Federal na internet.

Se o valor não for creditado, ou exista alguma outra pendência, você ainda pode contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800 7290001 (demais localidades) e 0800 7290088 (telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Não estou no sexto lote, e agora?

Se você fez a consulta e não foi contemplado no sexto lote de restituição de Imposto de Renda, ainda não há motivos para se preocupar. O último lote será liberado em dezembro, atendendo ao calendário de restituição 2015 estabelecido pela Receita Federal.

Ainda assim, é prudente se precaver sobre um possível chamado do Fisco, verificando a existência de alguma irregularidade na sua declaração. A partir de janeiro, você já pode solicitar a antecipação da malha fina referente a este ano-calendário, evitando ser notificado pela Receita Federal.

Os lotes de número 6 e 7 também devem ser observados com atenção por contribuintes que ainda não receberam devoluções referentes a anos anteriores por terem caído na malha fina. Eles podem conferir sua situação nos chamados lotes extras residuais.

Você vai se interessar por:

CPF monitorado, nome protegido

Um dos motivos para estar em dia com o Imposto de Renda é a preservação do seu CPF. Imagine um serviço que alerta você cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF?

Entre as funções do Vivo Alerta CPF está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, também toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas anti-fraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF. Para contratar, envie um SMS com a palavra VIVOCPF para o número 7728.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para consultar a restituição de Imposto de Renda? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças