Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seu sucesso financeiro depende da adoção de hábitos simples

A- A+

Traçar uma trajetória de sucesso financeiro não é tão difícil quanto parece. Muitas vezes, hábitos simples, como planejar gastos, poupar parte do salário e cortar despesas supérfluas, podem fazer uma grande diferença em alguns meses.

Sucesso financeiro ao seu alcance

É preciso começar de algum lugar – e também ter uma boa noção do ponto aonde você deseja chegar. Por isso, antes de tudo, segundo Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (ABFin), é preciso fazer a lição de casa.

O primeiro passo, de acordo com o educador, é ter uma conversa franca com todos os membros da família, afinal, você provavelmente não está sozinho nessa jornada. “Faça isso logo, antes das férias”, aconselha. Como só cortar gastos não é nada atrativo, a indicação é começar o papo com uma pergunta: quais são os seu sonhos?

De acordo com o educador, os sonhos ou propósitos de vida é que vão nortear o que você e sua família querem e como devem agir para alcançá-los. Esse será o seu sucesso financeiro, e você precisa descobrir quanto ele custa. Antes, no entanto, deve saber quanto vocês já gastam. Depois é que o caminho será delineado.

Pessoa coletando os lucros do seu sucesso financeiro.

Investir bem o seu dinheiro fecha com chave de ouro o planejamento financeiro. Foto: Shutterstock

4 dicas para o sucesso financeiro

1. Faça um diagnóstico

Você já sabe quanto dinheiro entra, mas agora precisa descobrir quanto você e sua família gastam para saber para onde ele vai. Planilhas são uma boa ferramenta para essa investigação. É hora de ver onde estão os furos do orçamento.

2. Defina os sonhos

Descubra quais os seus sonhos e os de sua família, aonde querem chegar e quanto custa, inclusive com prazos. A partir daí vão saber o que é possível cortar para alcançá-los.

3. Corte custos

Depois de descobrir exatamente qual é a sua situação financeira, é hora de reduzir custos. Sempre é possível poupar, mas, para isso, você precisa definir metas, limites, entender para onde vai seu dinheiro e quanto dele você deve guardar no fim do mês para alcançar seus objetivos.

4. Invista

Conforme o tempo de investimento e sua necessidade de liquidez, a aplicação poderá dar maior ou menor retorno. Domingos indica a poupança para quem deseja resgatar o dinheiro em menos de um ano e, para períodos superiores, opções como Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA.

Você vai se interessar por:

É hora de pensar no futuro

Sucesso financeiro depende de planejamento em longo prazo. Nesse sentido, ter reservas para períodos de incerteza é uma recomendação do educador. “Não guarde dinheiro apenas por guardar, sem destino. Reserve ao menos de três a seis salários que não dependam daqueles sonhos para eventualidades”, indica.

O momento da aposentadoria é outro fator que deve ser levado em consideração, já que a família toda pode ter a renda comprometida. “O INSS não dá conta. É preciso pensar no amanhã”, alerta Domingos. “Existem vários modelos de sucesso. Em vez de copiar, você precisa se descobrir e entender quem é você e qual o seu perfil”, finaliza.

 

O que achou das dicas para alcançar o sucesso financeiro? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria