Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seu pedido de empréstimo pode ser aprovado ou negado pelo Facebook

A- A+

A maior rede social do mundo foi responsável por mudar a vida de seus usuários, mas as novidades não devem parar por aí. Uma nova patente do Facebook pode determinar se você deve ou não ter o seu pedido de empréstimo aprovado.

Como isso é possível? Acredite: é você que permite essa análise a partir das informações que fornece. A novidade inclui uma afinação no resultado das buscas e melhora o filtro da rede contra spams e conteúdos ofensivos.

Pedido de empréstimo pode ser aprovado pelo Facebook

Análise do perfil no Facebook já ocorre em seleções de emprego. Foto: iStock, Getty Images

A patente do Facebook

Com 11 anos de existência, o Facebook é a maior rede social do mundo, não só enquanto site, que possui 1,4 bilhões de usuários, mas também como empresa.

Dono do blog de imagens Instagram e do app de mensagens WhatsApp, o grupo monopoliza as principais redes e boa parte das informações enviadas pela internet.

Todos os dados que você informa ao Facebook podem passar a ser acessados por outras empresas, que analisarão seu perfil em busca de informações. Uma patente registrada pelo grupo permite a instituições de crédito a visualização de dados seus e de seus amigos, para que decidam se aprovam ou não o seu pedido de empréstimo.

A proposta é um pouco invasiva, mas já segue moldes do que é feito por empresas de recrutamento em seleções de emprego.

Análise sobre pedido de empréstimo

Com a novidade, a forma como você se porta no perfil será avaliada, seus amigos do Facebook também passarão por uma análise e, para ter o seu pedido de empréstimo aprovado, é preciso que a soma dos pontos dos amigos atinja uma certa média.

Isso pode fazer com que você repense antes de aceitar alguém na sua página. Se a média da análise de crédito dos seus amigos não for satisfatória para o banco, isso pode representar que você também não teria um bom desempenho com as contas e as chances de aprovação do empréstimo ficam reduzidas.

O registro da patente é que afirma esse procedimento: “Quando uma pessoa solicitar um empréstimo, o potencial credor examina os membros que estejam conectados a ele na rede social. Se a avaliação de crédito dos amigos atingir uma nota mínima, o credor continua o processo de pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado”.

Mas o Facebook ainda não lançou oficialmente essa nova função, portanto, ela ainda não tem validade. A previsão é que passe por uma fases de testes – e talvez nunca seja implementada pela rede. Se for, a empresa deverá realizar um anúncio e fazer algumas no sistema.

Cuidados no pedido de empréstimo

A patente do Facebook é um cuidado a mais para os bancos na hora da aprovação de um empréstimo. Mas o cliente também deve tomar precauções antes e durante a abertura de solicitação nas agências.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostra, em pesquisa, que 70% dos brasileiros não tomam nenhum tipo de garantia ao fazer empréstimo ou emprestar o próprio nome.

Segundo o SPC, analisar se você tem condições de quitar as parcelas e não emprestar o nome para terceiros são as principais dicas para evitar complicações com os bancos e financeiras.

Você vai se interessar por:

Compare juros antes de fechar o pedido de empréstimo

Deixar bem como garantia é opção para empréstimo

Taxa de juros em empréstimo consignado é mais baixa, mas também exige atenção

Monitore o seu CPF

Para se manter com o nome limpo e sem restrições de crédito, você precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

O que acha de ter um pedido de empréstimo avaliado pelo Facebook? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças