Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seu computador deu bug? Aprenda a contorná-lo

A- A+

Perder a paciência diante de um computador lento é fácil. No primeiro bug, a vontade é de fazer a substituição por um aparelho mais rápido. Ainda assim, há várias formas de protelar um novo gasto, apenas fazendo a manutenção do equipamento atual de forma correta.

Afinal, o que é bug?

O bug é uma palavra utilizada para designar defeito, falha ou erro no código de um programa, ocasionando o mau funcionamento do computador. No entanto, o termo foi adotado por milhões de usuários para falar sobre problemas comuns como travamento ou lentidão, principalmente no momento de ligar e desligar a máquina.

bug

Limpeza semanal nos arquivos do computador pode ser solução. Foto: iStock, by Getty Images

 

Como amenizar o efeito do bug

Antes de reclamar do desempenho da máquina, pense primeiro na prevenção. Há certos tipos de bug que podem ser prevenidos. Medidas simples podem melhorar o funcionamento do computador. Confira:

Desfragmentação

A desfragmentação e limpeza semanal da máquina, por exemplo, amenizam os problemas com a lentidão, que podem ser causados pela quantidade de softwares instalados, memória cheia ou descuido. Os próprios sistemas operacionais oferecem ferramentas para desfragmentar, o que consolida os arquivos fragmentados no disco rígido do computador, melhorando o desempenho do sistema.

Formatação

A formatação é um caminho certeiro para aumentar a velocidade do computador, pois apaga todos os dados da máquina e depois instala de novo, evitando qualquer tipo de bug. Além de zerar e reorganizar os programas, qualquer possibilidade de vírus escondido é excluída.

Embora seja uma excelente opção para prolongar a vida útil do seu computador, o trabalho é bem maior. Uma vez que todos os dados são apagados, é preciso reservar um tempo para fazer um backup e salvar os arquivos que você precisa manter. Depois de concluído, é preciso reinstalar todos os seus programas.

Limpeza da memória RAM

Tanto no PC como no notebook, a lentidão ao executar tarefas simples (como acessar a internet) pode ser causada pelo esgotamento da memória RAM. Embora haja um gerenciador de memória que faça a limpeza, nem sempre o ‘lixo’ é completamente removido, preenchendo o espaço até o seu limite. A limpeza pode turbinar a sua máquina.

Programas para a limpeza

Antes de investir em um novo computador, você pode investir em alguns programas de limpeza. Veja algumas dicas.

CCleaner

Este é um dos mais usados. Além de ter fácil manuseio, apresenta uma lista com os softwares que podem ser apagados.

Advanced System Care 7

Este software foca as tarefas em áreas diferentes do PC. Além de identificar e eliminar malwares, um diferencial é a função Turbo Boost, que coloca algumas atividades em segundo plano enquanto vídeos e jogos são reproduzidos.

Memory Cleaner

Este programa, focado especificamente na memória RAM, é útil pela sua simplicidade. Bastante informativo, ele traz gráficos que mostram a o espaço ocupado e a quantidade de memória livre.

Suporte 24 horas

Se você não é um expert em computadores, a ajuda de um técnico pode ser bem-vinda. Clientes Vivopodem contar com o Suporte à Informática, que disponibiliza um especialista técnico para tirar todas as suas dúvidas e ajudar com instalações, configurações e outras tarefas, 24 horas. A segurança da sua máquina também é garantida com o programa completo de proteção McAfee.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

memória ou processador
comprar um notebook barato
EliteBook 1030
Como fazer economia em impressoras.
Sincronização entre Android e Windows
A fonte utilizada no arquivo influencia no gasto da impressora.