Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Setor de serviços é uma boa oportunidade de emprego

A- A+

O setor de serviços tem ganho um espaço importante no cenário econômico nacional. Mesmo com o baixo crescimento econômico de 2014 em relação ao ano anterior, o setor foi o que mais gerou emprego formais noperíodo: mais de 476 mil vagas, conforme divulgou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Entre todos os segmentos do setor, o que mais representou crescimento foi o de serviços prestados às famílias. Com uma alta de 9,2%, e com destaque para os serviços de alojamento e alimentação que cresceram 9,5%, o setor ficou acima da média geral.

setor-de-servicos

Serviços prestados às famílias teve crescimento no mercado. Foto: iStock, by Getty Images

 

Esses números, além de demonstrarem a relevância do setor de serviços na economia e na geração de renda, também sinalizam que ele pode ser uma opção de emprego que exige qualificação profissional, tanto para manter seu trabalho, quanto na hora de arranjar um.

O que é o setor de serviços?

Como o próprio nome sugere, o segmentos está ligado à prestação de serviços. Dos bancos às lavanderias, dos salões de beleza às funerárias, os serviços fornecidos são os mais variados.

De acordo com a cartilha do IBGE, o setor de serviços pode ser dividido em cinco grandes grupos:

  • Serviços prestados às famílias (alojamento, alimentação, cursos de idioma, clínicas de estética)
  • Serviços de comunicação e informação (audiovisuais, agências de notícias)
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares (técnico administrativo, técnico complementar)
  • Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios (transporte terrestre, transporte aquático, transporte aéreo, correio)
  • Outros serviços (imobiliários; manutenção e reparação, auxiliares financeiros e da agrícolas; serviços de esgoto, coleta, tratamento, disposição de resíduos e recuperação de materiais).

Qualificação profissional: um diferencial

Em qualquer uma das segmentações do setor, a qualificação profissional na disputa e na manutenção de boas vagas de emprego é primordial. Para isso, seguir alguns passos básicos podem ser de grande valia em arranjar espaço em uma área tão competitiva.

O aprimoramento da sua carreira pode ser feito de diversas maneiras. Desde cursos de pós-graduação, até por meio da busca por uma leitura mais especializada na internet. O importante é não colocar a culpa na falta de tempo. Existem cursos e workshops que podem ser feitas à distancia, que se adequam melhor a sua rotina.

Um segundo idioma também é uma chance de crescer profissionalmente e que também pode ser conciliado com seus afazeres diários. Além dessa oportunidade de atingir novos parâmetros dentro do mercado de trabalho, a experiência do aprendizado de um língua estrangeira pode trazer recompensas pessoais, como aumento da autoestima e da autossuficiência, por exemplo.

Ser um profissional de sucesso, não tem um fórmula certa, até porque ele é relativo a cada um, mas existem alguns pontos que aumentam sua chance de êxito: a qualificação profissional é uma delas.

Segurança na hora que você precisa

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas sobre setor de serviços? Deixe seu comentário.

vale a pena pedir demissão
trabalho temporario no canadá
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
profissões inusitadas e alternativas
fantasma do desemprego
depressão no desemprego