Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Serra Gaúcha é um dos destinos nacionais preferidos pelos brasileiros

A- A+

Embora o Brasil seja conhecido pelas suas praias para aproveitar as férias no verão, os destinos nacionais também oferecem opções durante a época de frio. Uma delas é a Serra Gaúcha, que conta com temperaturas baixas e um toque europeu na construção de suas cidades.

Não é à toa que, de acordo com pesquisa realizada nesse ano pela TripAdvisor, Gramado, localizada na região, é o principal destino dos brasileiros que vão viajar nas férias de julho. A opção desbanca lugares como Orlando, nos Estados Unidos, e Bariloche, na Argentina.

Entre as possibilidades de visitação, estão a Região das Hortênsias, que abrange as cidades de Gramado, Canela e Nova Petrópolis, além do Vale dos Vinhedos, no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

Destinos nacionais: atrações da Região das Hortênsias

O charme de Gramado é uma atração a parte para quem visita a cidade. Foto: iStock, Getty Images

O frio é uma atração em Gramado. Foto: iStock, Getty Images

Na cidades que compõem a Região das Hortênsias, a cultura trazida pelos colonizadores é mantida e é comum ouvir comentários que as  definem como um pedaço da Europa no Brasil.  Embora a influência italiana e portuguesa estejam presentes, é a cultura germânica que predomina em Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

“Gramado é a principal cidade na Serra Gaúcha, e com sorte, pode se ver neve no mês de julho. Caso não veja, pode ir ao empreendimento chamado Snowland, onde, com certeza, se verá neve, mesmo que fabricada. A experiência é fantástica”, destaca o diretor da World Place Intercâmbio e Turismo, Paulo Grassi.

Para quem deseja visitar a cidade durante o inverno, planejamento é fundamental. Com a expectativa de neve, os hotéis e pousadas costumam estar lotados. Mas o frio não é o único atrativo. Os cafés coloniais, com comidas típicas, também figuram entre as preferências dos turistas. Outro destaque da cidade de Gramado é o Mini Mundo, um museu a céu aberto que abriga uma coleção de miniaturas. Com detalhes que surpreendem, o local revela uma cidade em tamanho reduzido.

Já em Canela, os principais pontos turísticos são a Catedral de Pedra e a Cascata do Caracol, que abriga uma cachoeira que atrai os turistas por sua beleza natural. Em Nova Petrópolis, são os detalhes da cultura germânica que chamam a atenção.

A Cascata do Caracol é uma das atrações preferidas dos turistas que visitam a Serra Gaúcha. Foto: iStock, Getty Images.

A Cascata do Caracol é uma das atrações preferidas dos turistas que visitam a Serra Gaúcha. Foto: iStock, Getty Images

Vale dos Vinhedos leva a Itália aos destinos nacionais

Para os amantes da uva e do bom vinho, o passeio pelo Vale dos Vinhedos é indispensável. Foto: iStock, Getty Images

Para os amantes da uva e do bom vinho, o passeio pelo Vale dos Vinhedos é indispensável. Foto: iStock, Getty Images

Localizado a cerca de 100km da Região das Hortênsias, o Vale dos Vinhedos é berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Suas referências estão em todos os lugares, especialmente nas cantinas italianas, que oferecem um verdadeiro banquete aos turistas. Entre as principais opções, variadas massas, galetos, polenta, além, é claro, do vinho.

Por falar em vinho, o Vale dos Vinhedos permite conhecer diferentes vinícolas e degustar seus sabores. Em algumas delas, é possível conhecer toda a estrutura e aprender algumas técnicas de enologia. Em Bento Gonçalves, há ainda o famoso passeio de Maria Fumaça, feito em um antigo trem da cidade. Também vale destacar os Caminhos de Pedra, em que o turista conhece construções centenárias, que retratam a história da colonização no Brasil.

Pesquise passagens e hotéis

Quer encontrar as melhores opções para fazer a sua viagem até a Serra Gaúcha? A Vivo tem um site especializado na pesquisa de ofertas para que o usuário compre nos maiores sites de e-commerce filtrando os melhores preços e produtos em diversos departamentos: o Vivo Compras, que possui ofertas para viagens, como passagens e reservas de hotéis.

Para acessá-lo e buscar por passagens, basta entrar no site e buscar pela aba Viagens/Passagens. Para fazer a pesquisa, o usuário escolhe a cidade desejada e as datas para a reserva. O resultado da pesquisa já oferece ao usuário a lista com os melhores preços.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens aéreas

Gostou das dicas sobre destinos nacionais? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
queda do dólar