Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Serasa: veja como consultar seu nome e sair dessa

A- A+

Nada como as dívidas que se acumulam e ter o nome na Serasa para perder boas noites de sono. Mas você sabia que, ao acessar o serviço Limpa Nome Online, deixar de ser um devedor é tarefa menos complicada? Essa é uma das opções disponíveis através do site da Serasa Experian.

Não fique com o nome sujo na Serasa

A Serasa é uma prestadora de serviços de proteção ao crédito. Em seu portal, é possível fazer consultas de crédito tanto por parte dos consumidores quanto das empresas. Ao se cadastrar no Serasa Consumidor e selecionar o serviço Limpa Nome Online, por exemplo, você vai ter acesso às dívidas que possui com as empresas cadastradas e, sem sair de casa, terá a possibilidade de negociar e quitar os seus débitos.

Para iniciar o processo, é preciso se cadastrar no site e, ao acessar o sistema com seu login e senha, selecionar o opção “limpar meu nome”. Depois, basta informar seus dados  e iniciar o contato com as empresas.

Serviço está disponível para pessoa jurídica e física. Foto: iStock, Getty Images

Serviço para limpar o nome está disponível para pessoa jurídica e física. Foto: iStock, Getty Images

Consultando o nome na Serasa

Existem duas formas de consulta na Serasa: a de pessoa física e a empresarial. No primeiro caso, se você quer efetuar uma consulta completa sobre seu crédito e a situação geral do seu CPF, terá que ir até uma das agências oficiais da Serasa. Lá, o procedimento é feito na hora e de forma gratuita.  É preciso estar com os documentos originais do seu CPF, além de RG, Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.

No caso da consulta por parte de empresas, ocorre a verificação do histórico do consumidor. Com isso, é possível conferir as movimentações do cliente e autorizar ou não o crédito em seu estabelecimento. Outra opção é a de verificar os dados de uma empresa, se ela possui processos judiciais ou dívidas. Mas fique atento: utilizar esses serviços pode exigir o pagamento de taxas.

No modo pago, é possível ainda consultar uma forma mais completa de pesquisa de crédito na Serasa. Com ela, você pode descobrir se existem dívidas ou empresas registradas em seu nome, se alguém consultou você e quais são os riscos de ser negativado.

Esse serviço tem o nome de Me Proteja e requer uma solicitação prévia. Ou seja, para que as consultas possam ser feitas em casa, durante 24 horas por dia, há a cobrança de um valor específico, que varia de acordo com o serviço prestado.

Alerta CPF no celular

Quer mais praticidade? Então recebeça notificações via SMS sempre que:

  • Ocorrer uma alteração no status de seu CPF nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa consultar seu nome nas bases de dados da Serasa Experian
  • Uma empresa estiver prestes a negativar o seu nome nas bases de dados da Serasa Experian.

Esses são os serviços oferecidos pelo Vivo Alerta CPF, uma parceria com a Serasa Experian.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas sobre a Serasa? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns