Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Será que usar o notebook enquanto carrega é prejudicial?

A- A+

A dúvida é comum entre aqueles que compram o primeiro computador portátil: afinal, usar o notebook enquanto carrega é prejudicial para a bateria? Essa atitude pode afetar a vida útil do aparelho? Entenda, neste artigo, o que é mito e o que é verdade no ramo da informática.

Engana-se quem pensa que usar o notebook enquanto carrega é prejudicial

Utilizar o notebook enquanto ele está conectado à tomada não representa riscos. Foto: iStock, Getty Images

Usar o notebook enquanto carrega é prejudicial?

A resposta definitiva é simples: não. As baterias dos notebooks são compostas por íons de lítio, e não há nenhuma restrição quanto a usar o aparelho enquanto a bateria está carregando.

A única consequência desse ato é o aumento do tempo de recarga do dispositivo. Com o notebook em funcionamento, será necessário um tempo de carregamento um pouco maior para atingir os 100% de carga.

A lógica é simples de entender, mas uma comparação pode ajudar a explicar: pense no ato de encher uma garrafa de água. Se a garrafa possuir um pequeno furo na extremidade inferior, levará mais tempo para a água atingir o gargalo, em comparação com uma garrafa intacta. O notebook em funcionamento é a garrafa furada; o notebook desligado é a garrafa incólume e a energia da bateria é a água.

Portanto, se você quer ter o notebook recarregado completamente o mais rápido possível, a recomendação é desligá-lo e deixar o aparelho conectado à tomada. Agora, se você precisa usar o aparelho e tem medo de danificar a bateria porque o dispositivo está conectado, pode ficar tranquilo: não há nenhum risco.

Mitos e verdades sobre a bateria do notebook

Agora que já sabe que a ideia de que usar o notebook enquanto carrega é prejudicial é mito, confira mais algumas curiosidades a respeito da bateria e solucione qualquer dúvida que possa ter ficado a respeito do assunto:

1. A bateria do notebook pode viciar

Mito. O “efeito memória”, comum em baterias antigas, compostas por níquel-cádmio, não se repete nas baterias de lítio. As baterias antigas registravam uma diferença entre o ponto inicial da carga até que ela fosse maximizada, levando os usuários a descarregarem a bateria completamente antes de recarregá-la, mas os modelos atuais não têm esse problema.

2. A vida útil da bateria é calculada em anos

Mito. A vida útil das baterias é medida em ciclos de carga e descarga. Um ciclo se completa quando a bateria é utilizada totalmente, do início ao fim. Não há relação direta entre tempo de uso e vida útil.

3. Usar a bateria até o fim diminui sua vida útil

Verdade. Como a bateria é medida em ciclos, descarregá-la completamente diminui sua vida útil, ou seja: a capacidade de reter a carga acumulada. Se você utilizar o notebook próximo a fontes de energia, procure manter a carga acima de 60%.

4. Utilizar baterias que não sejam originais pode estragar o aparelho

Verdade. A recomendação das fabricantes é substituir as baterias sempre por modelos originais. Isso porque cada tipo de bateria possui corrente, tensão e polaridade distintas. Colocar baterias com especificações diferentes pode prejudicar o funcionamento do notebook.

Você vai se interessar por:

Notebook é no Vivo Compras

Antes de comprar um notebook, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para notebooks

Tirou sua dúvida se usar o notebook enquanto carrega é prejudicial? Compartilhe as dicas!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple