Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Será que pedir dinheiro emprestado para amigos é uma boa saída?

A- A+

A situação financeira está difícil, você perde o sono pensando em alternativas para conseguir crédito, até que cogita pedir dinheiro emprestado para amigos. Será que essa opção vale a pena, ou pode prejudicar a sua relação com pessoas próximas e queridas?

Pedindo dinheiro emprestado para amigos

Pedir dinheiro a um amigo pode ser bastante constrangedor e prejudicar a relação. Foto: iStock, Getty Images

Pedir dinheiro emprestado para amigos: prós e contas

Segundo o educador financeiro Antonio Nascimento, a opção de pedir dinheiro emprestado para amigos remete a uma situação bem delicada e nunca pode ser considerada como a melhor saída. Vejas as vantagens e desvantagens de se recorrer a essa alternativa, na opinião do especialista.

Vantagens:

  • Juros baixos ou quase inexistentes
  • Falta de burocracia para pedir o dinheiro
  • Maior tolerância, em tese, para realizar o pagamento.

Desvantagens:

  • Encarar o amigo para pedir dinheiro emprestado. Não é algo simples e, muitas vezes, se torna até muito constrangedor
  • Ter de mostrar ao amigo que você é responsável o suficiente para assumir a dívida e honrar seu pagamento
  • Provar que o seu plano de negócio, quando for o caso, é viável e que pode pagar o empréstimo solicitado
  • Se houver algum problema para pagar o empréstimo, seu amigo pode procurá-lo em contatos constantes e o pior: pode até informar outras pessoas próximas sobre a sua inadimplência, gerando um desconforto total
  • Fim da amizade. Em alguns casos, a relação pode se desgastar de tal maneira que os envolvidos podem romper laços definitivamente.

Amigos, amigos, dinheiro à parte

Como se pode perceber, a lista de pontos contrários supera a de vantagens. Ou seja, como diria o famoso provérbio popular, com adequações: “Amigos, amigos, dinheiro à parte”.

Nascimento defende que pegar empréstimo com pessoas conhecidas e próximas nunca vai ser a melhor opção para ambas as partes, principalmente pela pressão que pode haver na relação interpessoal.

Segundo ele, pedir dinheiro emprestado a um amigo pode ajudá-lo a iniciar um negócio, pagar uma dívida, financiar o pagamento em uma casa ou até mesmo ajudar a pagar a escola das crianças. “No entanto, certamente as desvantagens podem neutralizar facilmente as vantagens”, completa.

Se essa for a melhor opção que escolheu ou mesmo conseguiu, a dica do especialista é fazer um contrato de empréstimo simples ou propor um acordo através de nota promissória com os valores e prazos especificados. Caso opte pela primeira alternativa, especifique os detalhes do acordo do empréstimo sem erros.

De qualquer forma é preciso ter cuidado. Pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que um em cada dez (11,2%) ficou com o nome sujo por essa razão, principalmente por emprestar o nome para amigos (26,6%). O estudo ainda identificou que apenas 5,3% daqueles que usaram o nome de outra pessoa para fazer compras e o deixaram sujo pagaram integralmente a dívida.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Este artigo sobre pedir dinheiro emprestado para amigos foi útil para você? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças