Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Será possível usar o poder da mente para ficar rico?

A- A+

Não é de hoje que as prateleiras das livrarias ficam abarrotadas de livros que ensinam a utilizar o poder da mente para ficar rico. E os especialistas em educação financeira, vez ou outra, escrevem a respeito. Mas será que isso funciona mesmo?

Há quem garanta que sim. Mas talvez não da forma que você está pensando. O fato é que o conhecimento sobre finanças e a adoção dos melhores hábitos podem ajudá-lo, ao menos, a engordar suas reservas e a evitar problemas comuns, como o endividamento.

Usando o poder da mente para ficar rico

Controlar a mente, no sentido de mudar hábitos, é o ideal para lidar com dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Como usar o poder da mente para ficar rico

Vamos deixar claro: a ideia aqui não é exatamente usar o poder da mente para ficar rico, mas sim ganhar conhecimento, definir novos hábitos na gestão do seu dinheiro e alcançar o equilíbrio desejado. Confira cinco etapas nesse caminho:

1. Truque mental

Já é sabido que ganhar (ou guardar dinheiro) não depende apenas de sorte ou de um bom salário, mas principalmente de atitude. Por isso, a visualização dos objetos de desejo é tão importante. Uma técnica bastante utilizada pelos norte-americanos é o cartaz de metas. Trata-se de um cartaz com imagens de tudo o que você deseja.

Isso facilita que você visualize e tome atitudes mais assertivas para atingir seus sonhos. Dizem os entendidos que ler seus desejos em voz alta duas vezes ao dia também envia mensagens positivas ao cérebro.

2. Conhecimento

Outro item fundamental é conhecer aquilo que você gosta para saber como atingir. Se você gosta de dinheiro, precisa estudar sobre ele. Mas não é necessário ser um expert. Comece estudando o seu próprio orçamento doméstico para exercitar o gerenciamento. Veja o que gasta e quanto pode cortar em termos de despesas.

3. Hábitos diários

Apesar da ilusão de acertar na loteria e viver como um milionário – o dia todo a bordo de iates e festas – raramente é assim que funciona. É preciso viver de acordo com a sua realidade. Algumas pesquisas apontam comportamentos comuns entre os milionários. Acredite: todos eles gostam de trabalhar duro e não saem por aí torrando dinheiro. Que tal começar repensando seus hábitos de consumo?

4. Meta

Outro ponto imprescindível é traçar uma meta: onde você quer chegar? É necessário definir um valor a ser atingido e, em seguida, fazer um planejamento para chegar até o objetivo. O velho ditado “se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve” é muito válido no mundo das finanças.

5. Defina prioridades

Para alcançar seus sonhos, certamente você precisará eliminar muitos hábitos (e muitas contas também). Por isso, saber o que é prioridade na sua vida é muito importante.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

E você, já tentou usar o poder da mente para ficar rico? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças