Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Será obsolescência programada? Entenda a lentidão no seu iPhone

A- A+

A Apple já foi acusada de obsolescência programada algumas vezes nos últimos anos. A lentidão apresentada pelos dispositivos da marca da maçã é reclamada pelos usuários com frequência, à medida que novos modelos são lançados, mas a sensação pode não ter tanta relação assim com algo planejado pela empresa.

obsolescência programada

Usuários de iPhone se mostram insatisfeitos com o rendimento do novo iOS. Foto: iStock, Getty Images

O que é obsolescência programada?

Prática relativamente comum, adotada pelas indústrias ao redor do mundo, a obsolescência programada acontece quando as empresas planejam produtos que envelhecem rapidamente. Segundo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, essa estratégia tem como único objetivo o aumento do consumo.

Em sua página oficial, a entidade destaca que, apesar de a tecnologia ter permitido a criação de dispositivos que nem eram imagináveis no passado, ela também cria aparelhos menos duráveis do que aqueles comercializados há 50 anos.

Com notebook, tablets e celulares, é possível perceber essa característica: os famosos “tijolões” resistiam a situações que os smartphones atuais jamais suportariam.

A obsolescência programada na Apple

A Apple é uma das principais empresas relacionadas à obsolescência programada atualmente. Em 2014, a americana foi condenada a indenizar uma usuária brasileira, que abriu um processo contra a marca quando o seu iPhone 3G deixou de funcionar.

Coincidência ou não, a pane começou quando a empresa lançou uma versão do sistema que não era mais compatível com o aparelho.

Mas o processo não modificou o cenário e as reclamações de usuários persistem. Ainda há um alto número de clientes Apple insatisfeitos com o rendimento de seus iPhones após a liberação da versão mais recente do iOS e o lançamento dos modelos 6S e 6S Plus, em setembro deste ano.

De acordo com o site 9to5Mac, especialista na marca da maçã, mais de 70% dos donos de iPhone se consideram insatisfeitos com o desempenho do aparelho após o lançamento das novidades. A pesquisa, feita com cerca de 30 mil pessoas, aponta que a sensação de lentidão no sistema é o principal sinal de obsolescência programada percebido pelos usuários.

Hipóteses para a lentidão

Mas nem toda lentidão parece resultado de um planejamento. Dados divulgados pelo site Statista, com base nos relatórios do Google Trends, levantaram a hipótese de que o simples fato de um novo modelo ter sido lançado, com mais velocidade e tecnologia, possa levar o usuário a pensar que o seu telefone está mais lento do que realmente está.

Essa ideia surgiu com a identificação de que as buscas pelo termo “iPhone lento” aumentava significativamente logo após a divulgação de um novo modelo do aparelho, reduzindo com o fim da euforia pelo telefone mais recente da Apple. Isso indicaria que a obsolescência programada da marca não seria tão agressiva como se pensava.

A outra hipótese levantada deixa a obsolência programada e parte para uma ideia de aceleração do envelhecimento – agressiva, mas não tão propositada. Ou seja, como a tecnologia está em constante evolução, cada vez que a Apple lança um novo sistema operacional, ele chega mais completo e também mais pesado.

Se você é dono de um modelo mais antigo, é natural que o seu processador não suporte com tanta capacidade esse novo sistema como fazia com a versão para a qual foi criado. Isso, geralmente, não deixa o telefone incapacitado – princípio da obsolescência programada – apenas diminui seu ritmo de funcionamento.

Você vai se interessar por:

Proteção para o seu celular

Se o celular é indispensável para você, que tal cuidar melhor dele? Você pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu aparelho. O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular. Você também concorre a sorteios mensais de R$ 10 mil.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Você nota o seu iPhone lento? Deixe seu comentário.

queda do dólar
LG G5 SE ou iPhone SE
vale a pena comprar celular muito barato
emprestimo urgente para negativado
viajar para a China
viajar para a Tailândia