Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ser voluntário ao morar na Índia reserva experiência única

A- A+

Se você procura um intercâmbio no exterior, mas quer fugir dos destinos tradicionais e viver uma experiência realmente diferente, por que não morar na Índia? Nesse país, que é o segundo mais populoso do mundo, além de se dedicar a um novo idioma, é possível atuar como voluntário, ampliando conhecimentos e fazendo o bem.

Diferenças ao morar na Índia

Com mais de um bilhão de habitantes, a Índia reúne culturas diversificadas, religiões diferentes e uma realidade totalmente inversa ao mundo ocidental. Até por isso, é necessário tomar alguns cuidados, especialmente relativos à infraestrutura local.

Morar na Índia é um choque cultural

Vida na Índia proporciona experiências bem diferentes ao brasileiro. Foto: Alexandra Lande, Shutterstock

Durante sua passagem pelo país asiático, o turista ou intercambista terá uma experiência no mínimo semelhante à de um nativo, conforme explica o gerente de produtos da CI – Intercâmbio e Viagem, Eduardo Frigo.

“A higiene e os cuidados na Índia são bem diferentes do Brasil”, ressalta. “Não se deve, em nenhuma hipótese, tomar água de torneira e é bem possível que você cruze com algumas vacas andando livremente no meio da rua. Porém, se o voluntário tiver essa noção e estiver disposto a fazer a viagem, a Índia é um país magnífico para se visitar”, completa.

3 destinos para morar na Índia

Frigo indica três destinos na Índia para programas de trabalho voluntário: Jaipur, Goa e Palampur. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas cidades.

Jaipur

Uma das principais cidades históricas da Índia, Jaipur faz parte do triângulo de ouro do turismo da Índia e está entre as mais fotografadas do mundo.

O destino também conta com construções marcantes, como o palácio nas águas Jal Mahal, o Hawa Mahal (Palácio dos Ventos), o Forte de Amber e o Jantar Mantar. “A cerca de 150 km de Jaipur, fica o famoso Taj Mahal. Os voluntários que a escolherem para o trabalho, têm a oportunidade de visitá-lo”, destaca Frigo.

Jaipur é opção para morar na Índia

Palácio “flutuante” Jal Mahal está entre os mais curiosos atrativos de Jaipur. Foto: Shutterstock

Goa

Destino que mais atrai visitantes na Índia, Goa é uma cidade litorânea com lindas praias e repleta de atividades para jovens. Também é a localidade que apresenta uma maior variedade de opções para trabalho voluntário.

Goa é opção para morar na Índia

Em Goa, estão algumas das mais belas praias do território indiano. Foto: Shutterstock

Palampur

Cidade que fica na região do Himalaia, a 1.500 metros acima do nível do mar, é famosa pela abundância de belezas naturais. Também é muito conhecida pelas plantações de chá e florestas de pinos e cedros.

Palampur é opção para morar na Índia

Cenário montanhoso marca a paisagem característica da bela Palampur. Foto: Bablesh Singh, Shutterstock

Custo de programas para a Índia

Ficou interessado em morar na Índia? Então, é bom se preparar financeiramente para esse objetivo. Segundo Frigo, o custo médio para um programa de duas semanas é de 827,00 euros (pouco mais de 3.200 reais).

Nesse valor, estão inclusos acomodação, alimentação (café da manhã, almoço e jantar), traslados de aeroporto (ida e volta) e despesas para os projetos, como suporte 24 horas da organização, colocação e vistoria.

Além da questão financeira, é necessário também cuidar da papelada. No entanto, ao contrário de alguns países, na Índia, o processo é menos burocrático. Não é necessário nenhum tipo de documentação especial e o visto requerido é o de turismo.

Você vai se interessar por:

Oportunidade de estudar na Índia

Se o seu objetivo é estudar outro idioma, morar na Índia também lhe oferece essa oportunidade. Na capital, Nova Déli, é possível aprender inglês, francês, hindi ou mandarim na escola ILSC. Sua estrutura conta com nove salas de aula, um laboratório de informática e um lounge para os estudantes.

 

O que acha da ideia de morar na Índia? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito