Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ser Papai Noel profissional pode render dinheiro extra no final de ano

A- A+

Não é de hoje que o emprego temporário pode salvar as contas do mês. E isso se torna ainda mais comum no fim de ano, quando o comércio costuma ampliar a oferta de vagas. Mas há uma função que foge do lugar-comum, embora seja bastante tradicional na época: estamos falando do posto de Papai Noel profissional.

Você já pensou em dar uma de bom velhinho? Se tem o perfil, vale considerar. Afinal, essa atividade pode render um valor bem interessante, seja para poupar ou pagar as despesas dos próximos meses.

Papai Noel profissional

Barba original e carinho com crianças são algumas das exigências para o cargo. Foto: iStock, Getty Images

Papai Noel profissional tem baixa concorrência

A psicóloga Alice Graziela Storck, diretora de operações na Storck Promoções, recruta papais noéis há três décadas. Segundo ela, uma jornada de quatro a seis horas diárias de trabalho rende entre R$ 8 mil e R$ 10 mil na região metropolitana de Porto Alegre, sobretudo para os profissionais que ficam em shoppings centers. O valor é para o todo o período de Natal, que já começa em novembro.

Apesar do salário atrativo, não está fácil encontrar candidatos qualificados para a vaga. Geralmente, Alice atua como uma caça-talentos, fazendo o convite para pessoas com potencial que ela vê pelas ruas. “As pessoas não querem mais ter sua imagem associada à velhice”, comenta.

A empresária recruta somente homens com barba natural, o que dá mais credibilidade ao personagem. Para garantir o desempenho, a própria empresa dá um treinamento. A conduta como Papai Noel profissional, o que falar, como agir – inclusive com crianças especiais – é toda repassada nesse curso.

Embora pareça óbvio, é fundamental gostar de crianças e se adaptar ao ambiente de trabalho. Ainda que muitos candidatos vendam essa imagem na entrevista, na prática, podem ficar irritados com o corre-corre das crianças e a movimentação intensa dos shoppings.

“É comum que pessoas mais idosas tenham algumas manias. Mas é bom que sejam sinceras durante a entrevista. O dia a dia em shopping é bastante puxado e há uma necessidade de manter o mesmo trabalhador do início ao fim do período”, explica Alice.

Se você se enquadra nos padrões e quer se candidatar a uma vaga, aí vai uma dica: o mercado está carente de profissionais com algumas qualificações, como curso de libras e domínio de inglês. Os mais capacitados, claro, ganham os melhores salários.

Papai Noel profissional em shopping

Shoppings centers costumam concentrar as principais oportunidades para a função. Foto: iStock, Getty Images

Você vai se interessar por:

O que um Papai Noel profissional precisa ter

Alice relaciona alguns pré-requisitos importantes para o posto de Papai Noel profissional. Após aprovado, o candidato precisa apresentar um atestado de saúde, comprovando que tem condições de cumprir a jornada de trabalho.

– Bom humor e carisma

– Gostar de crianças

– Ter boa aparência (o que inclui os cuidados com a barba, cabelo e os dentes)

– Boa higiene pessoal (unhas limpas e cortadas, por exemplo)

– Escutar bem (se necessário, usar aparelho auditivo)

– Ter bom domínio do português e boa comunicação

– Domínio de idioma estrangeiro (opcional)

– Domínio da linguagem de sinais (opcional)

– Postura profissional. Isso vai além do contato com as crianças. É preciso cuidar para não sair do personagem nunca. Deslizes como um cochilo na confortável poltrona do bom velhinho podem ser motivo de piadas nas redes sociais.

 

Já pensou em se candidatar ao posto de Papai Noel profissional? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria