Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sempre no azul: 6 atitudes positivas de quem é bem sucedido

A- A+

O desânimo motivado pela dificuldade financeira tem afetado toda a sua rotina? Ao adotar atitudes positivas no dia a dia, é possível administrar melhor o dinheiro, colocando-o para trabalhar por você. Que tal se inspirar nos bons hábitos de pessoas bem sucedidas e descobrir como a mudança de comportamento pode interferir na sua vida financeira?

Atitudes positivas

Assumir a responsabilidade pelo resultado de suas ações ajuda a controlar finanças. Foto: iStock, Getty Images

6 atitudes positivas ao lidar com o dinheiro

Listamos, a seguir, seis hábitos de quem sabe administrar o dinheiro. Eles foram selecionados com base nos ensinamentos do empreendedor e escritor T. Harv Eker, autor do livro Secrets of the Millionaire Mind Os Segredos da Mente Milionária, publicado no Brasil pela editora Sextante. Confira:

1. Gastar menos

Esse talvez seja o primeiro passo para quem deseja reorganizar a vida financeira. É importante conhecer o destino do salário e descobrir se as despesas estão gerando retorno. Elimine os gastos superficiais e elenque prioridades.

2. Investir mais

É preciso fazer o dinheiro trabalhar por você. Uma aplicação na poupança é um bom começo, embora o rendimento atual seja inferior à inflação. Considere investimentos em renda fixa, Tesouro Direto, fundos de investimento e ações.

3. Controlar

Quanto dinheiro você possui na conta corrente neste exato momento? Se você não sabe a resposta, isso pode ser um sinal de que as finanças estão descontroladas. Acompanhe de perto a evolução dos investimentos e saiba exatamente quanto pode gastar todos os meses e dias.

4. Focalizar oportunidades

Pensar como um empreendedor significa estar sempre atento às oportunidades e disposto a fazer o dinheiro render mais. Analise sua rotina, entenda a dificuldade das pessoas e tente descobrir maneiras de resolver os problemas. Se você conseguir cobrar por isso, há uma oportunidade de negócio aí.

5. Assumir a responsabilidade

Deixe o papel de vítima de lado e assuma total responsabilidade pelo seu desempenho financeiro. A ideia de que o destino já foi traçado e de que você nasceu fadado a viver na situação atual não contribui para o crescimento.

6. Aprender sempre

Esteja sempre aberto a aprender. Pessoas bem sucedidas são curiosas, gostam de se aprofundar nos temas de interesse e não rejeitam leituras que possam agregar mais conhecimento.

Você vai se interessar por:

Transformar atitudes positivas em hábito é o desafio

Provavelmente, você já conhecia algumas das recomendações listadas acima, e isso é natural, já que nada do que foi dito é segredo. Só que, embora muitas pessoas saibam como agir, boa parte delas acaba derrapando na hora de colocar em prática.

Como dizer não ao jantar especial na sexta-feira? Como negar uma oferta imperdível? Como recusar um novo sapato, uma nova roupa, aquela viagem de fim de semana? É preciso ter autocontrole e determinação para resistir à compulsão pelo consumismo.

Nessa hora, a dica é ser tão racional quanto possível. Deixe as emoções de lado e faça uma análise completa antes de adquirir qualquer produto: você realmente precisa desse item ou é apenas um luxo a mais? Colocando objetivos e pensando no longo prazo, fica mais fácil resistir às tentações.

 

Esse artigo sobre atitudes positivas lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
vale a pena comprar no crediario
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
exemplos de produtos supérfluos