Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sem tempo para empreender? Aprenda a aproveitar melhor o seu dia

A- A+

“Estou sem tempo para empreender”, “preciso de um dia com 30 horas”, “mal consigo dormir oito horas, como vou abrir uma empresa?”. Se você já usou alguma dessas desculpas para permanecer no emprego atual, é provável que esteja ignorando alguns detalhes importantes.

Boa parte das vezes, o problema da falta de tempo não diz respeito a um excesso de compromissos, e sim a uma inversão de prioridades. O segredo pode estar em uma gestão mais inteligente do seu tempo. Pronto para o desafio?

Homem sem tempo

Gestão inteligente do tempo é essencial para quem deseja abrir uma empresa. Foto: iStock, Getty Images

Falta de tempo exige seleção de prioridades

Quem argumenta estar sem tempo para empreender precisa fazer uma reflexão. Considere que, todos os dias, você dispõe de 1.440 minutos para viver. É exatamente o mesmo tempo disponível a empresários bilionários, como Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jorge Paulo Lemann. Será que eles são menos ocupados do que você?

O que muda é a forma como você utiliza o seu tempo, e o que você prioriza. Albert Einstein, físico alemão considerado um dos maiores cientistas da história, cunhou uma frase famosa: “Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento”.

Planejar o seu tempo significa elencar prioridades e dizer não para aquilo que não é importante.

É impossível estar presente em todos os lugares e executar tudo que você deseja ao mesmo tempo, então, a única alternativa é fazer escolhas. E são essas escolhas que definem quem você será e aonde chegará. Pode parecer auto-ajuda, mas você ousaria discordar?

Sem tempo para empreender: como resolver?

Selecionamos algumas dicas simples para você gerenciar melhor a sua rotina. Quem sabe não acabe sobrando tempo para empreender, mesmo que seja em um projeto inicial?

Diminua a frequência nas redes sociais

A pesquisa Digital Future Focus Brazil 2015, conduzida pela empresa consultoria comScore, revelou que os brasileiros são líderes mundiais no tempo gasto com redes sociais. Analisando o tempo conectado, nossa média supera em 60% a do resto do mundo.

Em média, de acordo com o estudo, o brasileiro perde 9,7 horas por mês navegando nas redes sociais. Você se identifica? Até que ponto o tempo gasto nas redes é produtivo? Hora de fazer uma autocrítica e estabelecer critérios para a utilização dos canais.

Abra mão do que não agrega

Elencar prioridades significa aprender a dizer não. Isso pode levar você a se afastar de pessoas, eventos, jantares, reuniões, passeios… por isso é importante estar preparado para lidar com a frustração alheia.

Isso também significa dizer não para livros com pouco conteúdo, séries fúteis e filmes que só funcionam como perda de tempo. Significa repensar suas escolhas diárias.

Note que a orientação não é abdicar do lazer, do entretenimento e das relações pessoais, mas sim filtrar aquilo que realmente traz resultados – sejam eles financeiros, intelectuais, emocionais ou sociais.

Converta tempo perdido em tempo produtivo

Quanto tempo você perde indo até o trabalho, seja no carro ou no transporte público? Saiba que é possível transformar esse tempo aparentemente desperdiçado em um momento de enriquecimento intelectual: que tal ouvir podcasts ou ler um livro sobre o mundo do empreendedorismo nesse momento? Tudo depende da sua vontade.

Organize sua rotina

Finalmente, a dica que talvez seja a mais importante: divida suas tarefas diárias em listas, elenque prioridades (novamente) e estabeleça um prêmio pessoal se conseguir cumprir todos os itens no prazo estabelecido. Se você mantiver o foco e deixar as distrações de lado, é provável que descubra que não vive sem tempo, mas que tem mais do que imaginava.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Que tal seguir essas dicas e mudar de atitude, parando de achar que está sem tempo para empreender? Comente e compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria