Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sem imprevistos: Aprenda como organizar um casamento

A- A+

O casamento é um dos momentos mais esperados pelas mulheres que sonham com o grande dia desde a adolescência. Para que tudo saia como esperado, sem imprevistos, é preciso começar o planejamento com antecedência e pensar em todos os detalhes. Com dedicação e um cronograma bem detalhado, você mesma pode cuidar do processo. Saiba como organizar um casamento e garantir que o evento seja como você sempre sonhou.

Planejar os detalhes com antecedência diminui as chances de problemas na data. Foto: iStock, Getty Images

Planejar os detalhes com antecedência diminui as chances de problemas na data. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como organizar tudo sem imprevistos

A dica mais importante para organizar um casamento é começar cedo. Um evento como esse tem muitos detalhes e exige tempo para que se consiga dar conta de tudo. O período ideal para começar os preparativos é um ano antes da data.

Com esse tempo, um bom cronograma e planejamento, você mesma pode organizar um casamento. Conte com a ajuda das madrinhas, pais e até do noivo, pois pensar em tudo juntos pode ser ótimo para a relação do casal, e faz com que tudo saia do jeitinho de vocês.

Outra dica que pode facilitar a tarefa é contratar um serviço especializado, chamado de consultoria ou assessoria de casamento. Um assessor ajuda na hora de negociar e contratar os serviços, além de evitar que no dia da cerimônia os noivos ou a família tenham que se estressar com preocupações ou imprevistos.

Passo a passo de como organizar um casamento

1. Escolha a data

O primeiro passo é decidir a data, pois todo o resto vai depender do dia em que o casamento vai ocorrer. Leve em consideração o clima predominante na época escolhida, principalmente se você optar por um evento ao ar livre.

2. Defina o orçamento

Antes de começar os preparativos, é importante definir quanto dinheiro vocês terão disponível. Ninguém quer que um momento tão especial acabe sendo motivo de dor de cabeça e dívidas posteriores. Se necessário, monte um plano de economia ou abra uma poupança para o casal.

3. Liste os convidados

Faça uma lista prévia dos convidados para ter uma noção de quantas pessoas participarão da celebração. O número vai influenciar na escolha do local, da comida e de outros itens.

4. Pesquise muito

Antes de fechar qualquer serviço, busque referências de como organizar um casamento, pesquisando ideias de temas, de decoração, de vestido, de convites… Pesquise também sempre três profissionais ou empresas diferentes de cada serviço para comparar valores e a qualidade.

Continue lendo e confira outras quatro dicas de como organizar um casamento em Vivo Mais Saudável, onde você encontra muitas outras dicas sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Confira também:
parcelar festa de casamento
casar ou comprar um apartamento
Festa junina em julho
Curtindo a festa junina no Nordeste em 2016
Docinhos na festa junina 2016
Cálculo de comida e bebida