Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Sem dinheiro: conheça modo de vida com consumo consciente

A- A+

Viver sem dinheiro por opção em um mundo em o que consumo desempenha um papel importante na vida da maior parte das pessoas parece impensável. No entanto, para alguns grupos de pessoas, se recusar a consumir é uma forma de protesto.

É o caso dos freegans, por exemplo. Esse grupo de pessoas busca estratégias para reduzir ao máximo o consumo desenfreado. Ao contrário dos mendigos, para a grande maioria dos freegans, viver nas ruas e se alimentar de comida jogada no lixo é uma questão de opção. Ao agir assim, ele acreditam estarem vivendo de maneira ética e desassociada ao capitalismo.

sem-dinheiro

Viver na rua por questão de opção é modo de vida longe do capitalismo. Foto: iStock, by Getty Images

 

“Movimentos desse tipo têm surgido em todo o mundo, uma espécie de contestação aos padrões de consumo hoje convencionados. O que as pessoas se dão conta, aos poucos, é de que, afinal, não precisam de tantos  bens para viver”, afirma a pesquisadora de consumo cultural e doutoranda em comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Laura Wottrich.

O fato é, conforme atestou a pesquisadora, a partir de movimentos como esses, surgem reflexões importantes. Você não precisa ser tão radical quanto um freegan para fazer com que o consumo não seja uma necessidade, e sim uma prática consciente.

Está sem dinheiro? 5 dicas para um consumo consciente

– Faça listas antes de ir ao supermecado: verifique a geladeira, os armários e as despensas e veja o que realmente precisa. Se detenha somente à lista e não caia na tentação das liquidações.

– Evite o impulso de comprar produtos que estejam em promoção: embora sejam uma ótima oportunidade pra adquirir produtos que você precisa por preços mais baixos, às vezes as pessoas acabam comprando por impulso. Avalie o número de roupas do seu guarda-roupa que você nunca ou raramente usou. Aprenda a desapegar e não cometer o mesmo erro novamente

– Use transportes ecologicamente corretos: além de serem um meio mais saudável, bicicletas e skates, por exemplo, são mais econômicos e podem ser usados para percorrer pequenas distâncias. Em percursos mais longos, opte por transporte coletivo ou pegue carona com um amigo

– Não desperdice água: banhos longos, acúmulo de louça suja, torneira que pinga, gastam mais do que o necessário. Um consumo mais consciente será bom para o planeta e para seu bolso

– Desligue os aparelhos eletrodómesticos: enquanto não estiver utilizando a televisão, o ar condicionado, a máquina de levar, desligue-os da tomada. Mesmo sem uso, eles consomem energia, pois ainda que estejam no modo de espera, desperdiçam energia

Dicas básicas com essas ajudam você consumir menos no dia a dia, e evitam que fique sem dinheiro antes do final do mês. Mas, nem sempre, se consegue economizar.

Crédito antecipado

Clientes Vivo de planos pré-pago e controle que forem pegos de surpresa sem crédito podem solicitar a antecipação da próxima recarga. Com o Crédito Antecipado de Voz, você tem liberados R$ 3 da próxima recarga para serem usados a qualquer momento em que você precisar.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou do artigo sobre viver sem dinheiro? Compartilhe!

Casal melhora as finanças pessoais
como lidar com a avareza
melhor lugar para trabalhar
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar
Fazendo o controle de finanças na prática