Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Selo Black Friday Legal indica segurança em compras com desconto

A- A+

Para quem gosta de comprar com desconto, pagando mais baratos por produtos de qualidade, a boa notícia vem do selo Black Friday Legal, criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O instrumento identifica os lojistas que aceitam participar de um código de ética proposto para os descontos e a atuação durante a promoção.

A iniciativa é, segundo o especialista em e-commerce, Rafael Jakubowski, um motivador de compra para o consumidor se sentir mais seguro quando o lojista participar desse movimento.

Selo Black Friday Legal garante segurança.

Criação do selo objetiva proteger o consumidor de fraudes nas compras. Foto: iStock, Getty Images

Como conquistar o selo Black Friday Legal

Jakubowski, que é sócio-diretor da Sanders Estratégia Digital, explica que o selo Black Friday Legal é conferido às empresas que estejam de acordo com as obrigações definidas no Decreto 7.962/2013, que regulamenta o comércio eletrônico no Brasil.

“Ele determina que todo e-commerce tem que ter, visíveis em seu rodapé, informações como CNPJ, razão social, endereço e contatos como telefone e e-mail”, diz.

Para o especialista, comprar em empresas que tenham o selo Black Friday Legal é a principal maneira de garantir que você não será vítima de golpes ou que, pelo menos, terá as informações necessárias para recorrer em situações desagradáveis.

A camara-e.net, em sua página oficial, diz que a ideia faz parte de uma série de medidas criadas para aumentar as condições de segurança do e-commerce. Ela disponibiliza online o formulário oficial para inscrição das empresas interessadas em participar.

Após o envio dos dados, os empresários ainda passam por um processo de pesquisa, elaborado pelo Sebrae, para mapear e analisar os serviços oferecidos pela empresa que se candidata ao selo.

Outra exigência do programa Black Friday Legal é a formação e a capacitação das empresas. Segundo a camara-e.net, os empresários precisam passar por uma série de treinamentos a respeito das questões legais do e-commerce e da própria promoção. Aqueles que não são capacitados ficam sem o selo ao final do processo.

Black Friday Legal foca na segurança

O Black Friday Legal é uma das alternativas de proteção contra fraudes eletrônicas, mas não é o única. Segundo Jakubowski, é importante que você fique atento a algumas possíveis ocorrências no processo de compra.

“Acompanhe os produtos que você almeja comprar com uma certa antecedência, para ver se os varejistas não vão subir o preço algumas semanas antes e simular desconto, diminuindo novamente”, indica.

Outra recomendação é sempre se atentar ao prazo de entrega e à finalização dos processos de compra na hora do pagamento, para se certificar de que o frete do produto seja compatível com a realidade.

“Verifique também se o preço do produto que você viu na página está correto no último processo de finalização de compra, antes de digitar os dados do seu cartão ou até mesmo gerar um boleto”, aconselha.

A política de trocas e devoluções também merece uma atenção especial, já que pode variar entre as lojas e, principalmente, em situação de promoção. “Sendo na Black Friday ou não, as políticas não podem ferir o Código de Defesa do Consumidor”, alerta Jakubowski.

Como forma de prevenção, você pode acessar a página do Procon-SP e verificar a lista de sites não indicados por infringir os seus direitos.

Em 2014, a Black Friday movimentou mais de R$ 800 milhões, segundo o Busca Descontos, site organizador da promoção no Brasil. Neste ano, o evento acontece na madrugada do dia 27 de novembro.

Você vai se interessar por:

Entenda o que é Black Friday e conheça a sua história no Brasil

Eventos como a Black Friday são o paraíso para quem busca descontos

Aproveite os períodos de oferta no comércio

Descontos o ano inteiro

Quer fazer as suas compras pagando menos e em segurança? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou de conhecer o selo Black Friday Legal? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
emprestimo urgente para negativado
como conseguir desconto na compra de livros
reembolso no cartão de credito
como entender a fatura do cartão de crédito