Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seja gentil e ganhe um desconto no cafezinho

A- A+

Gentileza gera gentileza. E descontos também. Em algumas cidades do Brasil, cafeterias incentivam que o cliente seja gentil para pagar um valor reduzido pela tradicional bebida. É uma forma de conseguir aquele precinho camarada, e com uma dose de bom humor.

Ainda que as cafeterias adeptas a essa cordialidade estejam localizadas em diferentes regiões do país, a ideia dos empresários é a mesma: promover um clima mais ameno, mais caloroso e, claro, com pessoas mais educadas.

Seja gentil ao pedir café

Cordialidade que faz bem ao bolso: iniciativa concede descontos a clientes gentis. Foto: Shutterstock

Mais motivos para que você seja gentil

Na cidade de Campo Grande (MS), uma cafeteria ganhou fama por sua campanha em prol das palavras cordiais que caíram em desuso. Lá, palavras gentis dão direito a desconto no cafezinho. Se vierem acompanhadas de um sorriso, a oferta fica ainda melhor.

A iniciativa foi aprovada de tal forma que foi criada até mesmo uma tabela de desconto com base em atitudes desse tipo. Mas se você pensa que a redução de valores deu prejuízo, engana-se. A proprietária garante que a venda da bebida dobrou.

Naturalmente, os dois lados (cliente e empresa) saem ganhando, mas não apenas na questão financeira. A convivência entre todos melhorou bastante. Sabe aquela sensação de trabalhar feliz? Os funcionários desse estabelecimento sabem. Então, ao visitar esse espaço, fica a dica: seja gentil e faça bem também ao bolso.

Seja gentil também no Paraná

O Paraná é outro estado que está dando exemplo de cortesia. Na cidade de Mariluz, a campanha “Gentileza gera gentileza”, lançada por uma cafeteria, é sucesso absoluto.

De acordo com a tabela, quem pedir apenas “um café” paga R$ 2,50. Se vier com uma saudação como ”bom dia, um café”, o preço cai para R$ 2,30. Mas quem caprichar e disser “bom dia, uma café, por favor”, paga só R$ 2,00.

Lógico que, com um desconto de R$ 0,50, a adesão foi maciça. Além de representar um alívio para o bolso, a experiência tem o poder de mudar o dia de todos os envolvidos. Antes disso, era comum os funcionários cumprimentarem os fregueses e não receberem resposta.

Claro, há pessoas que não aderem. Ou consideram uma bobagem ou não têm vontade de agir com boa educação. Nesse caso, literalmente, pagam o preço.

Exemplo vem da Europa

Experiências de marketing ligadas ao comportamento – de forma a interagir com os consumidores – são muito comuns em países da Europa. Há cerca de dois anos, grandes jornais noticiaram o exemplo de uma cafeteria na França, onde a cortesia reduzia o valor do café de forma drástica.

Nessa empresa, quem solicitasse apenas “um café” pagava, na época, 7 euros. Quando solicitado “um café, por favor”, o preço caía para 4,25 euros. Já os dispostos a mostrar toda a sua educação, poderiam dizer “bom dia, um café, por favor” e pagar apenas 1,40 euro. A diferença é expressiva.

Você vai se interessar por:

Descontos gentis ao seu alcance

Se você está sempre em busca de bons preços, os cupons de desconto – aquela oferta especial que as lojas concedem para fidelizar sues clientes leais – são uma excelente opção.

Hoje em dia, há sites especializados em captar esses descontos de acordo com a área de interesse dos clientes. É o caso do Vivo Descontos, que envia semanalmente as melhores ofertas para o seu celular. Na primeira semana, não paga nada e, após o fim desse período, é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou da ideia? Então, seja gentil sempre e economize!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular