Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ser babá no Exterior é oportunidade para exercitar novo idioma

A- A+

Quando a dificuldade financeira aparece e o salário atual se mostra insuficiente para suprir todas as necessidades, é possível cogitar uma troca de emprego. E se ela envolver uma mudança de país? Esse pode ser o caso se você optar pela função de babá no exterior.

Uma das vantagens de exercer essa profissão fora do Brasil é que você pode aprender até mais do que as crianças de quem cuida. Afinal, tomar o rumo dos Estados Unidos ou de algum país da Europa, por exemplo, impõe conviver com novas culturas e ter contato com um idioma diferente. Mas é claro que a nova possibilidade de renda exige que você se planeje adequadamente.

Diferenciais como permissão para dirigir é um extra na hora da contratação como babá.

Atividade no exterior permite o contato cultural e o exercício de outro idioma. Foto: iStock, Getty Images

Como trabalhar como babá fora do Brasil

Antes de ir para o aeroporto e começar a juntar dinheiro, saiba que não é só embarcar. Deixar para procurar trabalho e começar a atuar como babá já no país escolhido tendo entrado com visto de turista abre margem para deportação, pois a maioria dos países exige visto de trabalho.

E se você acredita que esse tipo de coisa não vai acontecer com você, é importante ficar alerta e rever seus conceitos. Basta uma simples denúncia ou verificação de documentos para você ter o sonho de uma nova vida interrompido.

O ideal é mesmo obter o visto de trabalho, que não é um processo tão fácil, mas necessário. Você pode se cadastrar em agências e fazer contatos ainda no Brasil para tentar uma vaga de emprego. Se for selecionada, quando for solicitar o visto, o processo fica muito mais tranquilo: é só provar que já tem o trabalho garantido como babá.

Vantagens de ser babá no exterior

Em alguns casos, é possível unir o útil ao agradável. Existem programas de intercâmbio que possibilitam aprender uma segunda língua por meio do trabalho em casa de família, como o au pair.

Nesse caso, não é exatamente uma atividade de babá, mas você vai ter um visto de estudo com permissão para ajudar em uma casa, com o objetivo de aprendizado.

Segundo Karina Vieira, student adviser da agência de intercâmbios Word Study, uma das maiores vantagens da modalidade está no aprendizado do idioma. “Crianças corrigem o inglês errado, diferente dos adultos”, explica. O problema está na limitação de idade: você só pode se candidatar se tiver até 26 anos.

Você vai se interessar por:

Saiba como enriquecer seu currículo para conseguir um bom trabalho

Quer estudar na Europa? Tire suas dúvidas

Morar no exterior é oportunidade de aprendizado

Seja como au pair ou como babá, a troca com as crianças que permite o aprendizado intensivo do idioma e da cultura está garantida. De qualquer forma, mesmo que você não possa optar pelo programa por ter passado da idade, é bom se adiantar e pensar em outras exigências dele que podem ser requeridas também pelas agências que contratam babás.

Além de um certo nível do idioma, os pais costumam querer que a babá tenha habilitação para dirigir. Portanto, é bom estar com a CNH em dia e também com uma PID – Permissão Internacional para Dirigir. Isso vai garantir um diferencial para você e ajudar a ser contratada antes.

Dependendo do destino, também é possível entrar no país fazendo um curso e, só depois, começar a trabalhar. A Irlanda é um exemplo de local que costuma permitir algumas horas de trabalho com visto de estudante. É possível, por exemplo, atuar como babá enquanto estuda. Mas lembre-se: não é o caso do visto de turista, que é realmente válido só para turismo.

Viaje com cartão de crédito

Os custos da passagem aérea você pode parcelar com cartão de crédito, que pode pagar com o seu salário. Como vai estar boa parte do tempo com as crianças, o restante você pode dividir entre o lazer e a reserva de dinheiro para os seus objetivos.

Os Cartões de Crédito Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Que tal a ideia de ser babá fora do Brasil? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito