Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seguro para bicicleta: o que avaliar na contratação do serviço

A- A+

Com o crescente uso do veículo sobre duas rodas para trabalho ou lazer, e também em razão do maior número de ciclovias, é válido se questionar se vale a pena ou não fazer um seguro para bicicleta. A discussão, claro, também ocorre em função dos furtos, roubos e acidentes envolvendo esse meio de transporte.

Seja por questões de economia ou por ser uma opção menos agressiva ao meio ambiente, a bicicleta é figura presente nas ruas de diversas cidades brasileiras. Na maior delas, São Paulo, já são mais de 20 mil ciclistas trafegando diariamente, conforme dados da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Esse é um público que pode se valer de um seguro para bicicleta, protegendo um bem que, muitas vezes, é responsável por levá-lo ao trabalho. Mas o que avaliar na contratação do serviço?

É válido se questionar se vale a pena ou não fazer um seguro para bicicleta.

Faça pesquisa entre as seguradoras antes de contratar essa modalidade de proteção. Foto: Shutterstock

Por que contratar um seguro para bicicleta

Tanto em relação a acidentes quanto a roubos, a segurança é um item que deve ser avaliado como justificativa para fazer um seguro para bicicleta.

Pesquisa realizada em 2015 pela Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), em parceria com a ONG Transporte Ativo, traçou um perfil do ciclista paulistano e identificou essa como uma queixa comum. Para 35% dos entrevistados, a segurança foi avaliada como ruim ou péssima, 42% a classificaram como regular e só 24% a definiram como boa ou ótima.

O estudo ainda apurou que 82% dos ciclistas esteve envolvido em algum acidente enquanto pedalava nos últimos três anos.

Já quando questionados sobre necessidades de melhorias no trajeto, as respostas principais também foram relativas à maior segurança: implantação de vias segregadas para ciclistas, educação para motoristas, qualidade do pavimento e sinalização para ciclistas e motoristas.

O que avaliar no seguro para bicicleta

Se você pedala muito em pleno trânsito das grandes cidades, o seu interesse é fazer um seguro para bicicleta em função de acidentes. Nesse caso, realize uma boa pesquisa entre as seguradoras e avalie se não é mais viável fazer um seguro pessoal que possa lhe ressarcir os valores de tratamento de saúde e da bike.

Para contratar o produto, o ciclista deve ainda ter a nota fiscal do bem. Também é preciso apresentar o número de série do veículo e realizar uma vistoria, que pode ser até mesmo online.

Antes de contratar uma seguradora, é melhor avaliar outros serviços, valores e coberturas para decidir qual deles é melhor para o seu caso. Você até pode encontrar um produto específico para bicicletas, mas a maioria dos seguros oferece coberturas mais amplas, como uma extensão do seguro residencial.

Por isso, é importante avaliar alguns pontos, como o valor de sua bicicleta (algumas custam o equivalente a um carro popular), se o seguro irá cobrir acessórios (como capacete e outros itens) e, principalmente, se cobre furto e roubo.

Em muitos casos, a indenização é somente para roubo à mão armada. Os furtos (quando você não percebe imediatamente a subtração) raramente são contemplados.

Você vai se interessar por:

A pé ou de bicicleta? Veja como ir ao trabalho de forma sustentável

Aderiu ao “De bike ao trabalho”? Veja que cuidados tomar

Bicicletas personalizadas: tenha uma bike que seja a sua cara

Amplie sua segurança pessoal

Para se precaver e garantir mais segurança para você e sua família, além de garantir a proteção da sua bicicleta, você pode conhecer os seguros de acidentes pessoais e vida, oferecidos pela Vivo, em parceria com a ACE Seguradora.

A contratação garante minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você tem uma boa dica sobre seguro para bicicleta? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
feiras de trocas
como abrir uma empresa de coleta de lixo
como abrir uma empresa de reciclagem
quais são as vantagens das lâmpadas incandescentes
como evitar o desperdício de alimentos