Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seguro de vida ou acidente pessoal? Entenda a diferença

A- A+

Embora o segmento de seguros venha crescendo continuamente no Brasil, ainda há uma confusão muito grande na hora de escolher entre seguro de vida e acidente pessoal. Muitos segurados optam pela menor tabela de preços. Na hora de receber a indenização, porém, a família pode ter uma surpresa desagradável.

A projeção da Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg) para 2015 é a movimentação de R$ 364,81 bilhões no setor, sendo a maior fatia (de R$ 120,35 bilhões) oriunda de coberturas de pessoas. O crescimento em relação a 2014 é estimado em 12,40%.

acidente-pessoal

Pesquisar e analisar seguros é importante na hora da escolha. Foto: iStock, by Getty Images

O que caracteriza o acidente pessoal

Antes de assinar um contrato, é importante entender a diferença entre as duas opções. O seguro de acidente pessoal indeniza em caso de morte ou invalidez permanente – seja total ou parcial – e até mesmo outros riscos, desde que causados exclusivamente por acidente.

Mas afinal, o que é um acidente pessoal? Em resumo, é um acidente externo, que ocorre de forma súbita, violenta e involuntária. Esse tipo de evento pode causar lesões físicas e até mesmo a morte. A principal diferença em comparação ao seguro de vida é que, no primeiro caso, é o acidente que caracteriza o sinistro, e não suas consequências.

Já cobertura do seguro de vida prevê indenização para morte natural ou acidental, ou seja, ela engloba também o tipo de sinistro previsto no seguro de acidente pessoal. Com uma cobertura mais abrangente, normalmente tem um preço maior.

Um benefício presente em ambos os casos é que a indenização não entra no inventário e não pode ser destino a quaisquer dívidas que tenham sido deixadas pelo segurado.

Quando fazer o seguro para acidente pessoal?

Considerado como um dos de menor valor do mercado, o seguro contra acidente pessoal é indicado para trabalhadores de carteira assinada que não possuem um seguro coletivo por parte da empresa, ou trabalhadores autônomos que não teriam cobertura financeira caso fossem forçados a parar de trabalhar em função de algum acidente.

A escolha dos beneficiários é livre, bem como sua substituição por outros, a qualquer momento.

E o seguro de vida?

Esta opção é indicada para aquela pessoa considerada a provedora da família, e em cuja falta os familiares não teriam recursos suficientes para se manter. Essa modalidade oferece diversas coberturas, sendo a principal delas a indenização por morte.

O seguro de vida engloba também morte por acidente, invalidez permanente (total ou parcial) por acidente, invalidez funcional total permanente por doença, invalidez laborativa permanente total por doença, despesas médicas, hospitalares e odontológicas, diárias de incapacidade temporária, diárias por internação hospitalar e doenças graves.

Segurança para você e para a família

Você conhece o Seguro Acidentes Pessoais da Vivo? Com ele, você tem a melhor cobertura, com benefícios que incluem minutos grátis de Vivo para Vivo nos finais de semana e sorteios mensais pela loteria federal.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre seguros de acidentes pessoais? Deixe seu comentário.

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro