Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seguro de saúde permite a você se cuidar gastando menos

A- A+

Se você quer cuidar melhor da sua saúde, mas não tem dinheiro suficiente para contratar um plano convencional, a modalidade indicada para seu perfil é o seguro de saúde. A principal diferença nesse tipo de proteção é que a escolha dos médicos e hospitais é livre – e o usuário tem direito a um reembolso.

Assim como no planos, o seguro de saúde tem opções com e sem serviço odontológico. Embora permita livre escolha – com reembolso até o limite contratado – também há opção pela rede referenciada, onde o usuário não paga nada.

Reembolso no seguro de saúde

Conforme a Associação de Consumidores (Proteste), é necessário verificar no contrato o prazo para reembolso pelos serviços médicos. Via de regra, conforme a entidade, são 30 dias após a consulta. Passado o período de reembolso, o usuário perde o direito.

Mas as regras são válidas apenas para os chamados seguros novos, contratados a partir de janeiro de 1999, quando passou a vigorar a Lei 9.656. Para contratos anteriores, vale o que foi assinado na época.

 O seguro de saúde tem opções com e sem serviço odontológico.

Modalidade menos onerosa ao bolso prevê livre escolha de médicos e de hospitais. Foto: iStock, Getty Images

Carência do seguro de saúde

Conforme a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta os serviços de saúde no Brasil, o prazo de reembolso do seguro de saúde varia de acordo com o período de carência estabelecido no contrato.

O tempo máximo, também válido para planos de saúde, é de:

24 horas: para urgências (caso de acidentes pessoais ou complicações na gestação) e emergências (risco imediato de vida ou lesões irreparáveis)

300 dias: para partos. Entretanto, partos prematuros ou decorrentes de complicações gestacionais estão excluídos dessa carência

24 meses: doenças e lesões preexistentes – ou seja, aquelas que você já tinha quando contratou o plano.

180 dias: todas as demais situações, não classificadas acima.

Desde 2009, os usuários de seguro de saúde têm direito à portabilidade. Eles podem trocar de operadora, levando a carência já cumprida no contrato anterior.

Quando o prazo não é atendido

Conforme a ANS, quando o usuário não consegue agendar um atendimento, ele deve ligar para a operadora e solicitar a indicação de profissionais.

O prazo máximo da operadora é de três dias úteis para exames, sete dias úteis para consultas e 21 dias úteis para cirurgias.

É importante lembrar que o usuário sempre deve solicitar o protocolo de atendimento. Caso não consiga agendamento via operadora, é indicado contatar a ANS pelo fone 0800 7019656 ou pelo site da agência. Em caso de descumprimento de prazos, a operadora pode ser multada e até parar temporariamente de emitir novos contratos.

Você vai se interessar por:

Saiba quando pedir a solicitação de reembolso do plano de saúde

Reajuste de planos de saúde exige autorização do órgão regulador

Saiba como economizar com despesa médica

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou de conhecer o seguro de saúde? Deixe um comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
meu marido morreu tenho direito a pensão
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria