Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Seguro de casa: conheça as regras para contratar

A- A+

Ninguém quer passar pela situação de ter seu imóvel danificado, avariado ou roubado. Mas essas são situações que fogem do controle e podem acontecer com qualquer pessoa. Desde danos por incêndio ou raios, até roubos no imóvel, o seguro de casa pode deixar você mais tranquilo. Você sabe como funciona uma apólice de seguro residencial?

O seguro de casa oferece cobertura multirriscos e serviços agregados em uma única apólice. Geralmente, é destinado a residências individuais, casas e apartamentos de moradia habitual ou de veraneio.

Todo seguro residencial possui cobertura com garantias básicas, que cobre prejuízos ocasionados por raios, incêndios e explosões. A partir da demanda inicial, é possível contratar outros tipos de coberturas complementares, visando proteger ainda mais o imóvel contra outros tipos de avarias. São incluídos nesses casos de roubo e de vendaval, por exemplo.

O seguro de casa pode evitar muita dor de cabeça com problemas que podem surgir na casa. Foto: Shutterstock.com

Serviços de assistência para casa também integram as coberturas. Foto: Shutterstock

Apólice multirrisco no seguro de casa

Geralmente, as apólices de seguro de casa costumam cobrir quatro pontos fundamentais. Confira um pouco sobre cada um deles a seguir:

Reconstrução da residência

O seguro residencial cobre o reparo ou a reconstrução da sua casa após incêndio ou desastre natural. O valor de cada garantia está no contrato da apólice. Ao contratar o serviço, é preciso estar atento aos cálculos necessários em caso de reforma ou reconstrução de sua casa.

Reposição de bens pessoais

Ele inclui móveis, roupas, objetos pessoais e outros itens no seguro, em caso de roubo ou outra avaria. Os bens estarão cobertos de acordo com o valor de indenização estipulado em contrato e o ressarcimento corresponde a um percentual sobre a quantia máxima.

Despesas com aluguel

A apólice cobre o pagamento de gastos extras de moradia que você tiver, caso haja a necessidade de deixar o imóvel em razão dos danos. Você pode ser reembolsado em aluguel, despesas com hospedagem em hotéis e até em restaurantes que você tenha que frequentar no período.

Responsabilidade civil familiar

É uma garantia que cobre eventuais ações judiciais movidas em função de lesões ou danos materiais em decorrência dos acidentes acontecidos na sua residência. A cobertura inclui também o reembolso de despesas com processos e honorários de advogados.

As franquias do seguro de casa

Uma dúvida bastante comum quando se fala em seguro de casa é: existe franquia para esse tipo de apólice? A resposta é sim. De acordo com o Procon-SP, existem duas modalidades de franquia: a simples e a dedutível. Mas como funciona cada uma delas?

A franquia simples, geralmente, é adotada quando o valor segurado é muito baixo. A participação no pagamento dos prejuízos é fixada em um valor definido, que será de responsabilidade do contratante. Quando a indenização dos danos ultrapassar o valor da franquia, a seguradora pagará o custo total, sem a necessidade do cliente desembolsar qualquer valor.

casa-seguro

Entender formas de seguro para casa é importante antes de assinar o serviço. Foto: iStock, by Getty Images

 

Já a franquia dedutível é mais utilizada quando o seguro é acompanhado de coberturas especiais, ou seja, aquelas não inclusas nas apólices básicas. A participação do contratante do seguro é obrigatória em todos os prejuízos cobertos pelo seguro residencial. A franquia dedutível é a mais utilizada no mercado de seguro de casa.

Preserve o seu patrimônio

Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Quer proteger seu patrimônio com um seguro de casa? Compartilhe!

meu marido morreu tenho direito a pensão
almofadas para sofá
quanto custa um seguro de casa
como abrir uma empreiteira
trator cortador de grama
roteadores wifi potentes