Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Segurança no cartão de crédito: dicas simples trazem tranquilidade

A- A+

O cartão de crédito trouxe mais praticidade para as compras do dia a dia ou de longo prazo dos seus usuários. No entanto, ao mesmo tempo gerou também um aumento na preocupação dos clientes com relação à segurança no cartão. Mas fique tranquilo: pequenos cuidados facilmente incorporados ao dia a dia evitam que a facilidade proporcionada pelo dinheiro de plástico vire uma paranoia.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) dá algumas dicas ter mais segurança no cartão, como, por exemplo, não deixar o seu cartão sem a assinatura no espaço indicado (em branco no verso), não guardar a anotação da senha no mesmo lugar onde você deixa o cartão – o que reduz os riscos em caso de roubo ou perda -, solicitar sempre a via do comprovante de venda e conferir a fatura mensal com atenção, o que previne possíveis fraudes no seu uso.

segurança-no-cartão

Pequenos cuidados ao efetuar compras são essenciais. Foto: iStock, by Getty Images

Mais segurança no cartão

Entre as facilidades mais recentes oferecidas pelos bancos e operadoras de cartões de crédito está o alerta via SMS. O serviço consiste em enviar uma mensagem para o número do telefone celular cadastrado junto à instituição após cada transação feita pelo correntista.

O cliente pode estipular uma determinada quantia a partir da qual deseja receber o aviso. Assim que a compra for realizada, seja na internet ou em lojas físicas, o alerta é enviado. O valor cobrado pelo serviço varia de acordo com cada banco, mas dependendo do seu pacote de serviços pode sair até de graça.

Cuidados extras na internet

Normalmente o maior temor dos clientes em relação à segurança no cartão está no momento das compras pela internet. A Associação Nacional dos Usuários de Cartões de Crédito (Anucc) indica algumas medidas para tornar a ação mais segura.

A primeira é familiarizar-se com os métodos de autenticação de clientes usado pelo site. Normalmente, os que oferecem segurança apresentam a figura de um cadeado dourado na barra de status do navegador a partir do momento do fornecimento dos dados.

Deve-se evitar enviar por e-mail informações pessoais ou financeiras. Procure ainda comprar em sites de empresas que possuam também lojas físicas e tenham número de telefone para contato em caso de qualquer dúvida. Após efetuada a compra e conferidos os dados, guarde o e-mail enviado pela loja virtual com os dados da operação – ele servirá como garantia e para tirar qualquer dúvida em relação à transação.

Cartão de crédito com vantagens

Se você está buscando segurança e benefícios no cartão de crédito, é hora de conhecer os Cartões de Crédito Vivo. A parceria com o Itaú e o Santander oferece uma série de vantagens para o cliente. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de segurança no cartão de crédito? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
juros cobrados no cartão de crédito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet