Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Segunda via de fatura do cartão pode ser solicitada de forma online

A- A+

Você é uma pessoa que gosta de estar com todas as contas em dia e, por isso, tem um controle preciso das datas de vencimento de cada uma delas. Foi em razão desse cuidado que você percebeu que uma das contas não chegou, a do cartão de crédito. Não se preocupe, pois há como solicitar uma segunda vida de fatura. Essa atitude é fundamental, pois o não recebimento não livra você de possíveis encargos.

O Procon/SP alerta que não receber a fatura não exime o consumidor de fazer o pagamento.

Maneira mais rápida e segura de conseguir a segunda via é eletronicamente. Foto: iStock, Getty Images

Por que pedir a segunda via de fatura

Quando contrata o cartão, você escolhe a data de vencimento junto à administradora de cartão de crédito. Então, fique atento para o recebimento da conta. Ela não pode não chegar no prazo esperado.

Pode acontecer a qualquer um, pelos mais variados motivos: greve dos correios, engano de caixa postal, o vizinho pegou, a chuva molhou, o cachorro comeu e a sua fatura do cartão de crédito não chegou para você. Mas e aí, a culpa é de quem? Pode não ser sua, mas a responsabilidade pelo pagamento não desaparece junto com a conta.

Você pode pedir uma segunda via de fatura, mas a entrega física pode demorar. Lembre-se de que existem encargos: a multa moratória é de 2%, juros de mora de 1% e outras previsões contratuais.

O Procon/SP alerta que não receber a fatura não exime o consumidor de fazer o pagamento, nem mesmo se já tiver solicitado a segunda via de fatura, pois existem outros meios de pagar a dívida. Você deve fazer contato com a administradora antes do vencimento e pagar mediante boleto gerado eletronicamente ou outra forma que seja disponibilizada para você.

Segunda via de fatura por e-mail

Atualmente, é possível solicitar uma segunda via de fatura por e-mail ou, dependendo da administradora, através do próprio site do cartão, gerando um novo documento com código de barras. Assim, você poderá fazer o pagamento no seu banco e evitar uma cobrança posterior com multa.

Algumas administradoras também enviam uma segunda via de fatura apenas com o número do código de barras para pagamento em caixas eletrônicos. Depois, você pode solicitar o documento da forma que preferir para conferir seus gastos e acompanhar sua fatura mês a mês.

De acordo com Renata Reis, que atua na Diretoria de Atendimento ao Consumidor do Procon/SP, é importante guardar o protocolo do pedido de envio da segunda via. “Se o prazo não de envio não for cumprido pela administradora, reclame e fique com registro do pedido”, alerta.

Uma forma de evitar o problema e ainda ter um arquivo de suas contas é solicitar o envio de suas faturas por e-mail. Assim, você pode ter o controle de suas despesas e fazer o agendamento dos pagamentos. Há administradoras que oferecem e até mesmo estimulam o sistema, dentro de uma política de responsabilidade ambiental.

Dessa forma, você garante organização, evita cobranças em caso de esquecimentos quando a fatura não chega por motivos alheios à sua vontade e ainda contribui com o meio ambiente.

Você vai se interessar por:

Veja como funciona um cartão de crédito pré-pago internacional

Pela aprovação de cartão de crédito, priorize estas cinco dicas

O que você precisa saber antes de pedir cartão de crédito

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Aprendeu como obter a segunda via de fatura? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito