Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Se você tem uma empresa, precisa saber o que é WACC

A- A+

Do inglês Weighted Average Capital Cost, o WACC é um cálculo voltado à administração empresarial, que pode ser traduzido como Custo Médio Ponderado do Capital. O nome pode dar medo, mas, na prática, é mais simples do que parece. Entenda, neste artigo, o que é WACC, e descubra como calculá-lo.

O que é WACC?

Falando de forma simplificada, o WACC representa a média do custo de capitais próprios e de capitais alheios de uma empresa. São esses capitais que sustentam a companhia, seja por meio de financiamento (capitais alheios) ou investimentos internos (capitais próprios).

Homem calcula o que é WACC

WACC é utilizado para calcular o valor da empresa e a viabilidade de novos projetos. Foto: iStock, Getty Images

Para exemplificar, imagine uma empresa cuja operação é sustentada por acionistas e pelo empréstimo bancário. O dinheiro investido por quem compra uma ação é considerado capital próprio, enquanto os recursos do financiamento são considerados capital alheio.

O que o WACC se propõe a fazer, portanto, é calcular quanto custa para a empresa financiar suas atividades, usando como fontes o capital próprio e o de terceiros. Esse cálculo pode ter dois objetivos principais:

Como calcular o WACC

Não existe uma fórmula única para chegar ao valor do WACC. Como o cálculo aceita mais de um tipo de interpretação, os fatores podem ser subjetivos, o que demanda um esforço um pouco maior por parte dos interessados.

Para ilustrar o cálculo de uma forma geral, pode-se definir a fórmula do WACC da seguinte forma:

WACC = Ke [E÷(D+E)] + Kd [D÷(D+E)]

Onde:

  • WACC: Custo Médio Ponderado do Capital
  • Ke: Custo de capital aos acionistas
  • Kd: Custo da dívida com financiamentos externos
  • E: Patrimônio líquido da empresa
  • D: Total da dívida da empresa

Essa fórmula é recorrente em artigos a respeito do tema, e tem boa aceitação na bibliografia especializada. Para chegar ao valor final do WACC, a única variável difícil de ser mensurada é o custo do capital próprio.

Isso acontece porque esse é um valor subjetivo, enquanto o custo de capital de terceiros pode ser obtido facilmente com o setor financeiro da empresa, que saberá quanto a companhia paga de juros pelas linhas de crédito.

Para calcular o custo do capital próprio, é necessário considerar por que os acionistas decidem investir no projeto em questão, e não em ativos mais ou menos rentáveis. Ou seja: você precisa descobrir até que ponto eles consideram o investimento na sua empresa mais rentável do que em fundos de renda fixa, poupança ou mercado de ações, entre outras aplicações financeiras.

Você vai se interessar por:

Para solucionar essa questão, uma alternativa é definir um valor arbitrário, calculado a partir taxa de retorno que os acionistas exigem para justificar o risco de investimento na empresa. Com essa medida, você evita cálculos complexos, mas perde objetividade na mensuração.

Outras alternativas para encontrar o custo do capital próprio incluem conceitos mais complexos, como o Modelo de Gordon, utilizado por especialistas no segmento.

Se você tem interesse em se aprofundar no tema, pesquise a respeito em fóruns especializados, ou peça auxílio para contadores e consultores empresariais. Com a ajuda de quem já tem experiência no ramo, você aumenta as chances de ser bem-sucedido ao entender o que é WACC e saber como calcular.

 

E aí, gostou de aprender o que é WACC? Compartilhe as dicas!

como abrir uma microcervejaria
Eles sabem como tornar o dia mais produtivo
Meu sócio me roubou, o que fazer?
Conversando sobre como desfazer uma sociedade
Como organizar a vida financeira de uma empresa
Uma das ideias de negócios em biotecnologia