Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Livre de dívidas: conheça a liquidação antecipada de empréstimo

A- A+

Às vezes, um trabalho como freelancer ou horas extras garantem um dinheiro a mais ao final do mês. Essa é a chance para que o consumidor fique livre de dívidas de empréstimos ou outras operações de crédito.

Com dinheiro em mãos, uma forma do consumidor se livrar das dívidas é optando pela liquidação antecipada de empréstimo. A modalidade nada mais é do que a interrupção da cobrança dos juros dos meses faltantes para o término no contrato mediante o pagamento antecipado.

Livre de dívidas: pagamento antecipado é alternativa a investimentos

Uma dúvida que o consumidor pode ter antes de optar pela liquidação antecipada de empréstimo é se não seria melhor pegar esse dinheiro extra e aplicar em alguns investimentos.

livre-de-dividas

Pagamento antecipado de empréstimo pode ser sete vezes mais vantajoso que rendimento da poupança. Foto: iStock, by Getty Images

Segundo a economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim, ficar livre das dívidas é o melhor caminho. “O desconto com o pagamento da dívida pode ser sete vezes maior do que o rendimento da poupança”, exemplifica.

A economista explica ainda o porquê do raciocínio. “As taxas de juros para a obtenção de crédito são bem superiores às taxas para remuneração de qualquer aplicação financeira. Isso acontece porque, na prática, os bancos e financeiras embutem custos administrativos, o compulsório, o risco de inadimplência, impostos e lucros nessas taxas.”

Se quitar os juros dos empréstimos e se livrar das dívidas é mais vantajoso do que esperar pelos rendimentos da poupança e outras aplicações financeiras, a melhor opção para o consumidor é buscar a liquidação antecipada de empréstimos e outras operações de crédito, como fatura do cartão de crédito e carnês de lojas.

Livre das dívidas: como optar pelo pagamento antecipado

A liquidação antecipada de empréstimo é uma opção para clientes que tenham tomado empréstimo de bancos, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras. Ela pode ser total ou parcial, e a redução dos juros é proporcional ao prazo de antecipação das parcelas.

Para que o consumidor se livre das dívidas por meio da liquidação antecipada, ele deve  solicitar à instituição financeira credora a memória de cálculo do empréstimo com o detalhamento do desconto das parcelas a vencer.

De acordo com o Banco Central, a instituição é obrigada a prestar os devidos esclarecimentos aos clientes, fornecendo, de forma simples e clara, a conferência da evolução da dívida. Também é obrigação da instituição fornecer ao cliente, quando da formalização da operação, assim como mediante solicitação posterior, cópia do contrato firmado entre as partes.

Segundo legislação, as instituições financeiras estão proibidas de cobrar qualquer tarifa pela liquidação antecipada.

Para facilitar o cálculo do pagamento antecipada de empréstimos e financiamentos, o Ministério Público de Santa Catarina disponibiliza online uma Calculadora que faz as contas para o consumidor. O consumidor só precisa preenchê-las com os dados referentes ao contrato do empréstimo e sua antecipação.

Monitore seu CPF

Se livrar das dívidas faz com que seu CPF continue longe da lista de serviços de restrição ao crédito, como o SPC e Serasa. Para estar sempre a par da situação do seu CPF, a Vivo oferece aos seus clientes um serviço de monitoramento do CPF, o Vivo Alerta CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para ficar livre das dívidas? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns