Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Se eu encontrar meu celular bloqueado, é possível reutilizá-lo?

A- A+

Você estava na festa, dançando com os amigos e curtindo o ambiente, até que percebe que perdeu o seu telefone celular. A ideia de bloquear o aparelho e a linha é a primeira que surge, seguida pelo pensamento de “preciso encontrar meu celular”. Muitas vezes, através de programas de rastreamento, você realmente consegue achá-lo, mas o desafio é desbloquear esse aparelho.

Antes de encontrar meu celular, os tipos de bloqueio

O brasileiro é um povo que gosta de celular. Prova disso é que, até maio de 2015, o Brasil possuía mais de 280 milhões de celulares ativos, segundo pesquisa da Teleco. Mas, em contrapartida, é também o Brasil um dos países onde as pessoas mais perdem seus telefones ou têm os aparelhos furtados. Logo, os sistemas de bloqueio são bastante populares por aqui.

Segundo o Cadastro de Estações Móveis Impedidas, o Brasil possui mais de 5 milhões de celulares bloqueados por perda ou roubo em 2015. O número cresceu cerca de 2% desde 2014 e representa o crescimento desse tipo de incidente e também da procura por serviços que permitam bloquear informações.

seudinheiro-encontrar-meu-celular

Em casos de roubo, o Boletim de Ocorrência seja registrado antes do contato. Foto: iStock, by Getty Images

Sabendo disso, a primeira medida que você deve tomar para poder encontrar seu celular ou, pelo menos, impedir o acesso às informações, é preventiva. Digite o código *#06# no teclado do aparelho e pressione a opção de discar. Na tela aparecerão alguns outros números, que compõem o seu código Imei, registro exclusivo para que você possa bloquear aparelho e linha em caso de roubo ou perda.

Antes de se desesperar e pensar “preciso encontrar meu celular”, você deve então ligar para a sua operadora e informar o código, para que eles possam realizar o bloqueio. É recomendado que, em casos de roubo, o Boletim de Ocorrência seja registrado antes do contato. É a operadora que bloqueará tanto o aparelho, quanto o seu chip após a perda ou o roubo.

Caso você não tenha se prevenido ou não tenha o código Imei em mãos, você pode dividir o processo de bloqueio em duas etapas. Primeiro ligue para a operadora, informe seu CPF, RG e nome completo, além de informações adicionais solicitadas pela empresa e bloqueie apenas o seu chip, para que os ladrões não possam utilizar o seu número.

Em um segundo momento, você realiza o bloqueio do aparelho, e só então a ideia de “preciso encontrar meu celular” se torna realmente válida. Smartphones possuem sistemas de rastreamento que permitem o bloqueio. A

Encontrar meu celular: como desbloquear

Bloqueando o aparelho, você pode continuar rastreando seu paradeiro até que a bateria acabe. Quando a ideia de que é “preciso encontrar meu celular” já não for um problema e você finalmente tiver achado o seu aparelho, é preciso desfazer o bloqueio. Se você tiver bloqueado o telefone através do Imei, é preciso fazer o mesmo caminho para desbloqueá-lo.

Ligue para a operadora, informe seus dados – como RG, CPF e nome completo – além do modelo do celular e do número do Boletim de Ocorrência, caso você tenha um. A empresa iniciará o processo de desbloqueio, que pode levar cerca de 24h para ser finalizado. Ainda assim, você poderá voltar a utilizar o celular sem grandes perdas ou danos causados pelo bloqueio.

Caso o bloqueio tenha sido feito através da operadora para o número e do rastreamento para o aparelho, é preciso fazer o caminho inverso. Primeiro você precisa desbloquear o aparelho, acessando o aplicativo também a partir de outro celular ou tablet da marca. Em seguida, basta entrar em contato com a operadora, informar os dados da sua situação, e a linha será liberada.

Proteja o seu celular

O Vivo Proteção Celular oferece proteção contra roubo ou furto qualificado para aparelhos celulares, modem internet 3G e tablets. Além disso, você concorre a sorteios mensais no valor de R$ 10 mil enquanto estiver em dia com o pagamento do seguro.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

Gostou das dicas de encontrar meu celular? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

vale a pena comprar celular muito barato
Homem comunica bloqueio de celular roubado
Homem comunica IMEI bloqueado
Digno Rafre é celular à prova d'água
Smartphone para crianças da Positivo
Mulher com iPhone bloqueado