Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saúde financeira: por que a educação é importante em qualquer idade

A- A+

Quem convive com dívidas, faz esforços para poupar, mas sempre gasta mais do que deveria, precisa se valer de novos hábitos, amparados nas principais lições de saúde financeira. É necessário entender por que a educação é importante, ter disciplina e controle. Só assim, a dificuldade é superada e o saldo bancário volta a ficar no azul.

Saber lidar com o dinheiro e ter sabedoria no seu gerenciamento é importante em qualquer idade, a começar pelas crianças e chegando aos adultos, onde o maior equilíbrio na vida econômica deve ser uma busca diária. Mas como ter sucesso nesse desafio? Algumas boas dicas podem ajudar.

Mulher explica por que a educação é importante

Educação financeira tem lições que se aplicam a várias outras áreas da vida. Foto: iStock, Getty Images

Por que a educação é importante para a vida

Para o educador financeiro Silvio Bianchi, assim como as pessoas são educadas para ler e escrever, conhecer seus direitos e deveres, elas também devem aprender quais são os impactos que as decisões financeiras têm ao longo do tempo. A educação é importante para economia porque dá discernimento às pessoas.

“Compro já ou aguardo até juntar dinheiro e comprar à vista? Por que comprar parcelado é mais caro do que comprar à vista? Quais são as diferenças entre curto, médio e longo prazo?”, são algumas das dúvidas comuns, citadas pelo especialista. Segundo ele, só a educação financeira é capaz de responder a essas questões.

Quem não tem o hábito de organizar o orçamento pode até não entender por que a educação é importante para a vida financeira. Acontece que saber lidar com o dinheiro também abrange uma série de outras lições. Compreender que nem tudo acontece quando você quer é um dos muitos ensinamentos.

A necessidade de saber esperar deve ser ensinada pelos pais desde os primeiros meses de idade, conforme Silvio, o que representa o início da educação financeira. A fase se estende até os 3 anos, quando as noções devem começar a ser passadas também pela escola. Mas é na vida adulta que se manifestam os reais aprendizados.

Após os 18 anos, a educação é importante para a vida financeira pessoal e profissional. O contato com novas lições na universidade, na empresa, em parceria com uma coaching financeiro, ajuda a tomar decisões importantes. “A diferença dessa etapa para as anteriores é que, para a maioria das pessoas, sua realidade financeira os leva a aprimorar seus conhecimentos”, diz Bianchi.

Segundo o educador, são três as lições básicas:

  • “O dinheiro não aceita desaforo”: Se você não cuida dele agora, ele cobrará de você no futuro.
  • Mantenha uma distância segura das dívidas: Quem se endivida corre o risco de perder tudo o que já conquistou ao longo da vida.
  • Economia é necessidade básica: Quem já teve contato com a educação financeira, sabe que é preciso poupar, organizar o dinheiro acumulado e, então, direcionar para a realização de sonhos em curto, médio e longo prazo.

Mudanças promovidas pela educação financeira

A educação é importante, também, para aprender a lidar com outros valores e compreensões que vão além do financeiro.

Para Bianchi, ela ensina a esperar, escapando do imediatismo em que vive a sociedade atual. Ter foco e objetivo também são lições aprendidas nesse meio e que ajudam a abrir mão do supérfluo em prol do sonho e do necessário.

Você vai se interessar por:

Ela também ensina a diferenciar o “ser” do “ter”. Segundo Bianchi, a confusão entre esses conceitos acaba levando ao consumo por status. Mas querer parecer algo ou alguém que você não é pode ser bastante arriscado. Com isso, também se aprende a distinguir a necessidade do desejo. Nem sempre o que se quer é capaz de suprir o que se precisa.

E se você ainda não se convenceu de por que a educação é importante, saiba que ela também ajuda a cuidar do planeta. Silvio Bianchi diz que pessoas financeiramente educadas sabem evitar o desperdício e aproveitam da melhor maneira todos os recursos que tem à disposição, como dinheiro, tempo, água, alimentos, energia elétrica e a natureza em geral.

 

Entendeu por que a educação é importante? Que tal agora cuidar melhor das suas finanças? Compartilhe esse conteúdo!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns