Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saúde animal: saiba quanto custa estudar Medicina Veterinária

A- A+

Lidar diariamente com animais e ser remunerado por isso é um sonho comum, principalmente entre aqueles que estão na fase de escolher a profissão. Mas você tem ideia de quanto custa estudar Medicina Veterinária? Até que ponto o investimento vale a pena? Conheça, neste artigo, os valores médios do curso, e prepare-se para ser um veterinário.

Mulher sabe quanto custa estudar medicina veterinária

Veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Foto: iStock, Getty Images

Quanto custa estudar Medicina Veterinária

O valor de um curso de Medicina Veterinária varia de acordo com as instituições privadas que o oferecem. Para chegar a um valor médio, comparamos os custos dos cinco cursos mais bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) no Índice Geral de Cursos – IGC.

O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior no Brasil. O índice é calculado anualmente e leva em consideração a média dos últimos CPCs (Conceito Preliminar do Curso), a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino. Para conhecer detalhes, acesse a página oficial do IGC.

O ranking dos cursos de Medicina Veterinária, de acordo com o IGC, é o seguinte:

  • . Universidade de Cuiabá – UNIC: 4,2
  • . Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR: 4,1
  • . Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP: 4,0
  • . Faculdade Integrado de Campo Mourão: 4,0
  • . Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva: 4,0

Analisando os valores dos cursos das cinco universidades com a melhor avaliação de acordo com o ranking do Ministério da Educação, o custo da mensalidade ficaria próximo a R$ 2 mil, já que estamos falando da elite da Medicina Veterinária do país.

De um modo geral, no entanto, a média das mensalidades dos cursos de Medicina Veterinária no país cai um pouco, ficando em torno de R$ 1.500. Vale lembrar que o curso tem dez semestres de duração: são, pelo menos, cinco anos de estudo.

Só que, na hora de calcular e descobrir quanto custa estudar Medicina Veterinária, você precisa considerar que boa parte dos cursos é ministrada em universidades afastadas das grandes metrópoles. Você está preparado para viajar para o interior?

Acrescente, no cálculo, despesas como acomodação – aluguel, condomínio, energia elétrica, internet, mobília, água, etc -, transporte, alimentação e materiais didáticos.

Colocando tudo na ponta do lápis, é provável que você precise efetuar um planejamento financeiro para dar conta dos gastos, ou recorrer a programas de incentivo à formação superior, como o FIES e o ProUni.

Está preparado para estudar Medicina Veterinária?

A principal incumbência de um profissional de Medicina Veterinária é prestar assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Mas você sabe quais são as implicações dessa tarefa? Antes de prestar o vestibular, é preciso ter certeza a respeito da decisão pelo curso.

Como um profissional da área, você poderá atuar como veterinário em cidades de grande porte, no agronegócio, cuidando da saúde, da alimentação e da reprodução de rebanhos, ou em indústrias, inspecionando a produção de alimentos de origem animal.

Entre as áreas de conhecimento que você terá acesso durante o curso, é possível citar:

  • Química
  • Biologia
  • Anatomia dos Animais
  • Morfologia dos Animais
  • Genética
  • Microbiologia
  • Parasitologia
  • Cirurgia Veterinária
  • Nutrição Básica.

Como se vê, o curso exige dedicação e persistência para chegar ao fim e conseguir se formar, independentemente da universidade escolhida.

 

Agora que sabe quanto custa estudar Medicina Veterinária, você chegou a alguma decisão? Deixe seu comentário e compartilhe o artigo, caso tenha lembrado de alguém.

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade