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por Vivo Seu Dinheiro

Satisfação do cliente em primeiro lugar sempre

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Não importa a área de atuação, a satisfação do cliente é cuidado que deve estar sempre em primeiro plano. Afinal, o seu negócio pode ter o melhor planejamento, um alto investimento e, ainda assim, dar errado. Basta que o consumidor prefira optar pelo concorrente para que todo o esforço se transforme em uma planilha cheia de números negativos.

O difícil é desenvolver e aplicar estratégias que realmente funcionem e consigam transformar simples compradores em verdadeiros fãs da sua marca, dispostos a defendê-la. É aí que toda a mágica começa a acontecer.

Por que a satisfação do cliente importa

Você certamente já ouviu alguém dizer que o cliente sempre tem a razão – e não é por acaso. No fim de contas, tudo é feito para que ele seja atraído e queira consumir. O processo, no entanto, é bem mais complexo do que apenas ter sucesso em uma venda, seja de produtos ou serviços.

Basta pensar como você próprio escolhe entre um mercado e outro, por exemplo. O preço faz toda a diferença, sem dúvida, mas não costuma ser o único critério. Localização, organização do espaço, atendimento e variedade são só alguns dos pontos que entram na lista. É a partir deles que ocorre a decisão de compra e o processo de fidelização.

Quando a experiência é positiva, a tendência é que a marca passe a fazer parte da rotina do consumidor. Isso significa não apenas o próprio consumo, mas também a indicação para amigos e conhecidos. Ou seja, uma propaganda espontânea e cheia de poder. Não é difícil entender por que é importante investir na satisfação do cliente.

satisfação do cliente

A frase “o cliente tem sempre razão” não é por acaso. Foto: iStock, Getty Images

Como aumentar a satisfação do cliente

Mas você sabe como garantir clientes satisfeitos e inclinados a criar uma relação de fidelidade com o seu negócio? São inúmeras as dicas e estratégias que podem ajudar. Anote aí algumas delas e dê o impulso que a sua empresa precisa para crescer ainda mais:

  • Crie um ambiente agradável e que realmente chame a atenção do público. A aparência importa.
  • Invista no treinamento dos colaboradores. Eles devem estar prontos para lidar com os problemas que podem surgir no dia a dia.
  • Ofereça exclusividade e incentive a fidelização. Todo mundo gosta de se sentir especial.
  • Tenha canais de relacionamento para estar em contato com o público, inclusive nas redes sociais. Não se esqueça de responder todas as dúvidas e avaliações, mesmo as negativas.
  • Conheça o seu público e saiba qual é o seu perfil. É assim que você aprender a identificar quais estratégias podem oferecer os melhores resultados.
  • Busque um diferencial competitivo para estar sempre na frente dos seus concorrentes. Ele pode ser a união de todos os itens anteriores.

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Entendeu a importância da satisfação do cliente para o sucesso da empresa? Comente.

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