Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

São Luís do Maranhão reserva roteiros imperdíveis ao turista

A- A+

A capital maranhense, São Luís, é um excelente destino para uma viagem a dois. Mas não são apenas os casais que encontram na cidade atrações diversas. Há muito o que fazer junto à natureza e também na cena urbana da cidade, sem a necessidade de gastar muito.

Conheça São Luís gastando pouco

Claro que é preciso reservar um dinheiro para fazer turismo. Em qualquer parte do Brasil e do mundo, algumas opções são pagas. Mas sempre é possível curtir o destino sem desembolsar uma grande quantia. Em São Luís, você vai descobrir isso de forma divertida e empolgante.

São Luís possui diversos pontos turísticos.

São Luís reúne história, cultura e belas paisagens em um só destino. Fotos: iStock, Getty Images

O que fazer em São Luís

Se você está pensando em visitar a capital do Maranhão, o período de junho a dezembro é o mais indicado, pois é considerado o “verão” do Estado. Chove pouco e o vento forte ameniza o calor, mantendo a temperatura entre 23º e 33º. De janeiro a maio, a intensidade das chuvas torna o passeio menos agradável.

Centro Histórico

Centro histórico de São Luís

Em uma cidade com mais de 400 anos de história, há muito a ser visto entre as ladeiras, ruas, casarões, igrejas e museus que compõem o Centro Histórico. Um dos pontos fortes de São Luís é a arquitetura, que pode ser admirada sem gastar nada. Mas para isso, claro, é preciso ter um mínimo de preparo físico para as caminhadas.

Caminhada pela orla

Um dos maiores cartões-postais da cidade é a Avenida Litorânea. Seu visual fica ainda mais charmoso com os inúmeros quiosques de madeira cobertos de palha, e também com a Praça do Pescador – lugar ideal para descansar um pouco enquanto caminha.

Praias

A cidade de São Luís é banhada pela Bacia de São Marcos e pelo Oceano Atlântico. O resultado disso é traduzido em mais de 150 quilômetros de praias. Entre as mais conhecidas, estão Ponta d’Areia, São Marcos, Calhau, Olho d’Água e Araçagi.

Reservas ambientais

Se você é amante da natureza, tem um motivo a mais para gostar de São Luís. A cidade conta com muitas áreas de manguezal, além de quatro espaços classificados como preservação ambiental: o Parque Estadual do Bacanga, o Parque Estadual do Itapiracó, a Área de Proteção Ambiental do Maracanã e o Parque do Diamante.

Você vai se interessar por:

Veja os melhores destinos para lua de mel dentro e fora do Brasil

Férias no Nordeste: veja as melhores datas para viajar

Destinos com piscinas naturais fazem sucesso no Brasil

Gastronomia

Como em qualquer cidade turística, há opções de restaurantes para todos os bolsos. Mas para quem gosta de frutos do mar, é uma boa oportunidade de conseguir preços melhores. Afinal, com a extensa área de mangue, os pratos típicos ficam mais acessíveis.

Não deixe de aproveitar uma visita à capital maranhense também para degustar frutas típicas que são caras em outras regiões do país, como cajá, caju, mangaba, graviola, acerola, sapoti, bacuri e abricó. Elas são utilizadas em sucos, doces e bebidas regionais.

Lençóis Maranhenses

OK, não fica exatamente em São Luís. Mas não deixe de percorrer 260 quilômetros para conhecer essa que é uma das maiores maravilhas brasileiras.

Lençóis Maranhenses, próximo a São Luís

Trata-se de uma formação geológica rara, composta também por lagoas provenientes das chuvas que caem no primeiro semestre do ano. Elas ficam ao pé das dunas, formando piscinas naturais.

De São Luís até as dunas são algumas horas de viagem, e muitos locais só são acessados por veículos 4×4. Isso significa que é preciso pagar pelo transporte, que não é barato. Mas o visual de tirar o fôlego compensa.

 

Você tem uma boa dica de viagem? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito