Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Santarém: veja dicas para conhecer destino paraense

A- A+

Prestes a completar 354 anos, o município paraense de Santarém, no Pará, é uma das cidades mais antigas da região amazônica. Fundada em 22 de junho de 1661 pelo Padre João Felipe Bettendorff sob o nome de Aldeia dos Tapajós, a localidade foi elevada à categoria de vila em 1758. E foi somente um século depois, em 24 de outubro de 1848, que se tornou oficialmente cidade.

Para os turistas, a cidade conta com atrativos históricos, arquitetônicos e naturais. Na área urbana, uma das atrações é o Antigo Teatro Vitória, inaugurado em 28 de junho de 1896. Construído sob supervisão do engenheiro francês Maurice Blaise, o local abriga atualmente a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Praia de Alter do Chão - Rio Tapajós. Foto: Lubasi, Divulgação

Praia de Alter do Chão, no rio Tapajós, é apontada como uma das melhores do país. Foto: Lubasi, Divulgação

Outro prédio característico de Santarém encontra-se no Centro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, cuja construção começou em 1761, no centenário da fundação da cidade. Também na região central fica o Solar do Barão de Santarém. Situada na Rua Senador Lameira Bittencourt, antiga Rua dos Mercadores, a edificação pertenceu a Antônio Pinto Guimarães, o Barão de Santarém, título concedido pelo Imperador D. Pedro II em 1871 pelos serviços prestados à Província do Pará.

O prédio da época colonial conta com três pavimentos distintos. As instalações térreas destinavam-se ao comércio e aos aposentos de empregados, escravos e viajantes. O segundo e terceiro pavimentos eram destinados aos aposentos do proprietário e de sua família.

Ao lado do Solar do Barão de Santarém fica o Solar do Barão de São Nicolau. O prédio pertenceu a um rico comerciante da época que, para demonstrar seu poder e importância econômica, se auto-intitulava “barão”. Com dois pavimentos, o prédio de dois andares conta com um raro relógio de sol, o único existente na cidade.

Cidade tem a melhor praia de água doce do mundo

Terceira maior cidade paraense, Santarém localiza-se na margem direita do rio Tapajós. Entre suas principais atrações turísticas estão as praias. O destaque é Alter do Chão, apontada em 2009 como uma das melhores praias do Brasil e a melhor praia de água doce do mundo pelo jornal inglês The Guardian. A cerca de 30 quilômetros da área urbana, o local – com belas praias de areias brancas, banhadas pelas águas claras do Tapajós – é acessível por via rodoviária ou pelo rio, em um trajeto fluvial de cerca de três horas.

Na vila de Alter do Chão acontece a tradicional e popular Festa do Sairé, conhecida por apresentar uma mistura de elementos religiosos e profanos.

Igreja de Nossa senhora da Saúde, muito antiga, datada de 1758, construída de Pedra e cal. Foto: Lubasi, Divulgação

Igreja de Nossa senhora da Saúde foi construída de Pedra e cal. Foto: Lubasi, Divulgação

Outra praia conhecida da região é Araria. Situado a noroeste da cidade, nas proximidades do aeroporto, o local é acessível somente por via fluvial. Já a praia de Maracanã, distante de Santarém cerca de seis quilômetros por via terrestre, é uma das praias mais próximas da cidade. O acesso pode ser feito também por via fluvial.

A cerca de 23 quilômetros do Centro está a Ponta das Pedras. Com grande beleza natural, o local destaca-se por suas formações rochosas, além da presença de vegetação próxima às margens. Para os visitantes, a praia conta com barracas de alimentos e bebidas.

Pesquise passagens e hoteis

A Vivo tem um site especializado na pesquisa de ofertas para que o usuário compre nos maiores sites de e-commerce filtrando os melhores preços e produtos em diversos departamentos: o Vivo Compras, que possui ofertas para viagens, como passagens e reservas de hotéis.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple