Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Samsung Galaxy A5 2016 ou 2015: qual vale mais a pena?

A- A+

O Samsung Galaxy A5 é o modelo intermediário da família A, considerada a linha de celulares com preço intermediário da fabricante sul-coreana. “Intermediário do Intermediário” pode parecer uma definição complicada, mas é que o aparelho é um dos mais populares dessa faixa de preço, com diversos recursos premium e uma boa relação custo-benefício.

Lançado em 2014, ele recebeu recentemente a sua versão 2016, com algumas diferenças em relação à anterior, do ano passado. Veja neste artigo o que há de novo no A5 e saiba avaliar qual modelo é o mais indicado para você.

Samsung Galaxy A5

Novidades no Samsung Galaxy A5

Desde a parte de design, a versão 2016 do Samsung Galaxy A5 apresenta diferenças, trocando um acabamento que tem a resistência do metal como principal ponto por uma mescla de metal nas bordas e vidro Gorilla Glass 4 2.5D, de alta densidade, cobrindo as partes traseira e frontal do aparelho.

O novo aparelho tem dimensões maiores, com medidas de 144.8 x 71.0 x 7.3mm e peso de 155 gramas – mais pesado que o anterior dado o aumento da tela. O display Super AMOLED de 5 polegadas ganhou um upgrade e agora é de 5,2 polegadas, também contando com resolução Full HD, ideal para quem gosta de assistir vídeos em seu celular.

Na parte de hardware, o Galaxy A5 versão 2016 também recebeu upgrades. O que antes tinha um chip quad-core de 1,2 GHz com memória RAM de 2 GB agora passou para um octa-core com clock de 1,6GHz, embora a memória RAM continue nos 2 GB.

O armazenamento interno também permanece igual, com 16 GB contando com a possibilidade de upgrade para 128 GB via cartão micro SD.

De qualquer forma, a mudança para o chip octa-core, que alinha dois sistemas de quatro núcleos, pode ser ideal para quem mantém diversas aplicações abertas ao mesmo tempo em seu telefone, já que o chip gerencia de melhor forma esse fluxo de informações simultâneas.

O sistema operacional do A5 de 2016 é o Android 5.0 Lollipop, que também roda no modelo 2015 (que tem o 4.4 KitKat nativo). Apesar disso, a Samsung não deu previsão de upgrades do smartphone para a versão mais recente do Android, a 6.0 Marshmallow.

Vale ressaltar ainda que ambos os modelos vem com o Android em versão personalizada da Samsung, chamada Touchwiz, o que também gera atrasos em relação às atualizações do chamado “Android puro”, do Google.

Na parte de câmera, o A5 2015 e o A5 2016 empatam, contando com lente traseira de 13 megapixels e frontas de 5 megapixels, com imagens de resultado muito semelhante. Na gravação de vídeos, tanto o A5 do ano passado quanto o atual suporta arquivos em Full HD, com resolução de 1920 x 1080 pixels.

Já a bateria do modelo atual do Galaxy A5 ganhou um sensível aperfeiçoamento, pulando de 2.300 mAh para 2.900 mAh, diferença que eleva a autonomia do aparelho para cerca de 16 horas em uso médio no dia, um aumento de aproximadamente cinco horas sobre o modelo do ano passado.

Qual escolher?

Para quem topa ter um celular mais atualizado e não se importa em pagar a mais por mais recursos, a escolha pelo Samsung Galaxy A5 de 2016 pode ser uma boa opção – segundo a fabricante ele tem preço oficial de R$ 2.199.

Já a versão defasada do A5 recebeu um corte substancial no preço, sendo comercializado por cerca de R$ 1 mil, o que pode ser atraente para quem quer uma melhor relação custo-benefício.

Você vai se interessar por:

Encontre celulares no Vivo Compras

Antes de comprar o seu novo celular, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para celulares

E você, com qual dos modelos do Samsung Galaxy A5 vai ficar? Comente!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico