Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Saldo da conta corrente: o que é preciso para mantê-lo positivo

A- A+

Você sabe utilizar bem o que seu banco oferece? Entende o saldo da conta corrente ou está sempre se enrolando com o cheque especial? Se você enfrenta alguma dificuldade, é importante saber como aproveitar os recursos para evitar prejuízos e ainda sair ganhando.

Entenda o saldo da conta corrente

Cada banco tem uma forma de demonstrar o extrato para o cliente, que deve sempre procurar entender esse demonstrativo para evitar confusões e não gastar mais do que tem. Um erro comum, por exemplo, é somar o dinheiro que ainda há – ou não – com o limite de cheque especial. É aí que, muitas vezes, começa o problema chamado endividamento.

Por essas e outras razões é que se torna importante o cliente ter sempre uma conversa clara na hora em que abrir uma conta e, sempre que tiver dúvidas, perguntar. Aplicações automáticas em poupança também são opções interessantes, mas podem confundir você se não houver o devido conhecimento.

Mulher verificando o saldo da conta corrente

Conhecer o tipo de conta e tarifas cobradas é essencial para planejar orçamento. Foto: Shutterstock

Outra atitude importante é conhecer as taxas de juros quando for necessário utilizar empréstimos ou o próprio cheque especial, que existe exatamente para quando você precisar. Assim, você pode optar pelo recurso que tiver a taxa menor pelo prazo que valer mais a pena para você.

O importante é lembrar que os serviços bancários estão disponíveis para auxiliar, não para atrapalhar ou prejudicar. Se bem utilizados, podem ajudá-lo a economizar, aplicar dinheiro para alcançar seus sonhos ou mesmo facilitar no seu dia a dia, evitando carregar somas e tornando seu trajeto mais seguro. Mas é preciso utilizar os recursos com consciência.

3 dicas para cuidar bem do seu dinheiro

Algumas dicas podem ajudar na manutenção positiva do seu saldo da conta corrente. De acordo com a educadora financeira Ana Paula Pavanatti, controlar a emoção no ato do consumo é fundamental para não criar uma dívida desnecessária. “Se você não possui controle das suas contas, esse recurso poder vir a ser um tormento”, alerta.

A educadora dá mais três dicas para lidar com sua conta de forma que ela seja uma aliada e não um problema. Confira:

Débito automático

O correntista deve saber quais são as suas despesas em débito automático. Liste todas as suas contas, os valores, e as datas em que são debitadas. Faça um calendário.

Registre e limite as compras

Tenha registradas todas as suas compras com o cartão de débito e também quantos cheques foram emitidos. Deixe claro para você qual o valor do seu cheque especial.

Planejamento e organização

Quem utiliza bancos, ou seja, quase todas as pessoas, precisa aprender a se planejar e organizar, alerta a educadora. Ela recorda que o cheque especial é um valor que não pertence ao correntista, mas está ali para ser usado em caso de necessidade e não deve ser considerado na soma do saldo da conta corrente.

Em caso de utilização do recurso, ele precisará ser reposto em valor maior. “Para quem não lembra, esse valor é do banco, que faz a gentileza de emprestar, porém cobra juros”, finaliza Ana.

Você vai se interessar por:

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você tem uma conta corrente, pode ter acesso a mais vantagens. Que tal transformar suas tarifas em benefícios. Os valores mensais que você paga ao banco ou às operadoras de cartão de crédito podem ser convertidos em bônus de ligações. Com o Conta Bônus, em até 10 dias úteis após o débito da tarifa, o valor é revertido integralmente para você.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você tem uma dica para manter o saldo da conta corrente positivo? Comente!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho
como aumentar a produtividade