Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Salário atrasado exige ajustes para não se perder nas contas

A- A+

A crise atinge a todos. Se você ainda não foi pego pelo desemprego, pode ter que enfrentar uma outra situação bastante desagradável: ter o salário atrasado. Com inflação em alta e contas que não param de chegar e têm data para pagar, esse é um desafio e tanto. Mas com um pouco de planejamento e bom senso, é possível reverter o quadro e sobreviver ao aperto.

Mesmo para quem está iniciando a vida profissional e ainda mora com os pais, não há vida fácil se o dia do pagamento chega e ele não ocorre de forma integral. É preciso agir com inteligência, controlar gastos e resistir à tentação de compras que não são exatamente necessárias.

Fazendo ajustes devido ao salário atrasado

Na falta de salário, não há como equilibrar as contas sem apertar os gastos do mês. Foto: iStock, Getty Images

Salário atrasado, controle redobrado

Segundo o analista financeiro Antonio Cabeda, especialista em gerenciamento de risco na instituição financeira canadense Mouvement Desjardins, a prioridade diante de um salário atrasado é saldar dívidas com alta taxa de juros, como é o caso do cartão de crédito, e evitar maiores gastos.

“Em seguida, outras dívidas, como custos de habitação, prestação de carro ou dívidas de crédito estudantil também devem ser pagas. De resto, o importante é evitar o aumento dessas dívidas, principalmente a do cartão de crédito”, aconselha Cabeda.

A regra dos juros baixos também vale para um possível empréstimo no banco, se ele for necessário para honrar os compromissos do mês.

Uma das escolhas mais indicadas é o crédito consignado, que tem juros menores, variando entre 2% e 4% ao mês. Evite recorrer ao cheque especial, cujas taxas chegam a 12,4% ao mês, segundo dados do Banco Central.

Nos meses seguintes, caso os pagamentos se reestabeleçam, o ideal é reduzir gastos com compras, restaurantes e outras despesas supérfluas para pagar os empréstimos.

“Se puder pedir empréstimo para o pai ou mãe, sem juros, melhor ainda. Nos primeiros meses, não é preciso se preocupar em vender seus bens, a não ser que a dívida seja grande”, completa Cabeda, que também aconselha uma renegociação de débitos no caso de dívidas maiores, a fim de evitar a mordida dos juros.

Para o analista financeiro, o ideal é se preparar para esse tipo de situação mesmo que esteja recebendo os pagamentos em dia. “É importante ter uma poupança de emergência para o curto prazo, algo em torno do valor de dois a três salários mensais”, recomenda.

Como reivindicar seu salário atrasado

Em curto prazo, reivindicar seu salário na Justiça pode não ser a melhor decisão, já que normalmente a garantia que os tribunais dão é o fim do contrato por justa causa – a chamada rescisão indireta, que garante os mesmos direitos de alguém que foi demitido.

Especialmente na atual situação econômica, manter o seu vínculo empregatício pode ser uma necessidade, mesmo considerando a dificuldade gerada por receber o salário atrasado.

Enquanto isso, você pode e deve conversar com seu superior para buscar informações sobre quando receberá o que é seu de direito. Além disso, articular ações com os colegas e sindicatos de classe também pode ajudar na tentativa de receber os valores em aberto o quanto antes.

Nessas situações, é comum negociar garantias de que não haverá demissões nos meses seguintes ao atraso, ou benefícios como planos de saúde e o recebimento de cestas básicas. Quando o salário atrasado for pago, o empregado também pode pedir a correção do valor de acordo com a inflação.

Você vai se interessar por:

Crédito emergencial ao seu alcance

Se a dificuldade financeira atrapalha até mesmo operações básicas do dia a dia, como a sua comunicação, é possível contar com um serviço que garante o saldo no celular. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz você pode solicitar uma recarga emergencial de R$ 3 para falar e enviar SMS para todo o Brasil. O valor é descontado automaticamente da sua próxima recarga ou da fatura da sua conta Controle.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Você também tem uma boa dica para lidar com o salário atrasado? Comente!

melhor lugar para trabalhar
Crise política brasileira em 2016
Qualidade de vida no trabalho
Saúde financeira para maiores de 50 anos
Benefícios que o desempregado tem direito
Eles sabem como controlar os gastos da viagem